Lançamento do livro “Narrativas Midiáticas Complexificadas”

31/10/2012 17:57

A professora Cárlida Emerim, do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC é autora do artigo “A narrativa do telejornal: do programa ao texto”, que consta no livro “Narrativas Midiáticas Complexificadas”, organizado pelos professores do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Letras da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin. O primeiro lançamento do livro está marcado para o dia 3 de novembro, sábado, às 15h, na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O livro reúne artigos de 17 pesquisadores sobre as narrativas na mídia e suas complexificações na contemporaneidade, a partir de entradas na história, na literatura, na filosofia, no cinema, na televisão, na internet e no jornalismo. Nas palavras do prefacista, Juremir Machado da Silva, “trata-se de uma coletânea marcada por essa articulação entre o diverso e o uno, o foco e o transbordamento, a confluência e o ponto de fuga”.

Um novo lançamento vai acontecer durante a 10ª edição da SBPjor em Curitiba, no dia 9 de novembro. E em 8 de dezembro, o livro vai ser lançado em Santa Cruz, na Livraria e Cafeteria Iluminura.

Resumo do artigo
“A narrativa do telejornal: do programa ao texto”

Esse artigo propõe refletir sobre a narrativa do telejornal com a convicção de que, por todas as suas especificidades, é um tipo de texto televisivo que não pode mudar a sua estrutura narrativa sob pena de perder sua maior característica: a credibilidade. O texto, partindo da semiótica discursiva que fundamenta-se nos estudos da narrativa, articula autores que ajudam a compreender as especificidades dos estudos semióticos sobre a mídia televisiva relacionando-os com a estrutura narrativa dos telejornais com vistas a contribuir para os estudos do jornalismo, especialmente, do telejornalismo no Brasil.

Outras informações pelo e-mail carlidaemerim@gmail.com.

Tags: "Narrativas Midiáticas Complexificadas"Cárlida EmerimlançamentolivroUFSC