Feira de livros no campus da UFSC oferece novidades até 25 de outubro

04/10/2012 13:09

Contos gauchescos, de Simões Lopes Neto, O fantástico da Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes, e Pensar em não ver: escritos sobre a arte do visível, de Jacques Derrida, são as atrações especiais programadas pela EdUFSC. Os descontos chegam a 70%

Depois de reforçar a boa literatura catarinense com o relançamento de O Detetive de Florianópolis, de Jair Hamms, e obras de Silveira de Souza e Rodrigo de Haro, a Feira de Livros da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), que está ocorrendo na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, em Florianópolis, apresenta no dia 10 de outubro, a partir das 16h30min, um divisor de águas  da literatura sulista: o centenário Contos gauchescos, de Simões Lopes Neto, organizado pelo escritor Cláudio Cruz, que confirmou presença na sessão de autógrafos. A feira, após entendimento entre a equipe da EdUFSC e a Reitoria, prosseguirá até o dia 25 de outubro, oferecendo descontos de até 70 por cento. Ontem (3 de outubro), Alberto Heller autografou o livro Cage e a poética do silêncio, resultado de sua tese defendida na Pós-Graduação em Literatura da UFSC, e publicada pela Editora Letras Contemporâneas.

Paralelamente, as pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo autografaram o CD “Preparado em Curitiba: Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, gravado em homenagem ao centenário do poeta e compositor norte-americano John Cage. Mais tarde, a partir das 19 horas, o projeto foi apresentado ao público na Igrejinha da UFSC. Cage inventou a música aleatória (“composta não só pelo silêncio, mas formada também pelos seus ambientes dentro do teatro”) e acabou influenciando radicalmente a arte do século XX.

A tradicional Feira da EdUFSC, com atrações especiais, lançamentos e diálogos com autores e convidados todas às quartas-feiras, das 16h30min às 20 horas, permanecerá aberta até o dia 25 de outubro. Além das quartas-feiras especiais, funciona às segundas, terças, quintas e sextas, das 8h30min às 19 horas. Valorizando a cultura regional e popular, a EdUFSC relança no dia 17, às 16h30min, em volume único, O fantástico da Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes, com a presença do museólogo Gelci José Coelho (Peninha), que prefacia a obra.

O livro integra, a exemplo de Contos Gauchescos, a coleção Repertório da EdUFSC, dedicada à difusão de clássicos da arte e do pensamento. A Feira da EdUFSC, que abriu com O Detetive de Florianópolis, preparou um final com chave de ouro. Coerente com a proposta de inserir a Editora no cenário nacional e internacional, publicando “livros para ler o mundo”, no dia 24 de outubro, às 16h30min, está confirmado o lançamento de Pensar em não ver: escritos sobre a arte do visível, primeira edição mundial da obra póstuma de Jacques Derrida, filósofo que afirma o pensamento universal e a cultura francesa.

A Feira, além de disponibilizar o seu acervo de 32 anos de atuação, organizou uma prateleira da Liga das Editoras Universitárias (LEU), oferecendo títulos selecionados da USP, Unicamp, UnB, UFMG, entre outros. Oferece ainda opções de outras editoras locais, regionais e nacionais. “Os preços acessíveis valorizam o livro e incentivam o hábito da leitura”, justifica Sérgio Medeiros, diretor da EdUFSC, que chama ao campus também os
leitores e livreiros da Capital e do interior do Estado. “Não dá para não perder”, avisa . A direção da EdUFSC informa que, como todos os anos, também estará presente na 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que acontece no Campus da Trindade, em Florianópolis, no período de 21 a 24 de novembro, mostrando à sociedade, uma espécie de prestação de contas, tudo que a universidade produz em matéria de ciência, conhecimento e
cultura a partir dos investimentos públicos.

Mais informações e contatos:

Sérgio Medeiros e Fernando Wolff
(48) – 3721-9605 , 3721-9408 , 3721-9686  e  3721-8507
e-mails: fernando@editora.ufsc.br
sergio@editora.ufsc.br

Moacir Loth –/Jornalista da Agecom / UFSC
loth@editora.ufsc.br

Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC
henrique.almeida@ufsc.br

Veja a reportagem da TV UFSC sobre a manutenção da programação da Feira de Livros da EdUFSC:

Tags: Feira de livros Editora da UFSCUFSC