Premiação destaca alunos do Colégio de Aplicação da UFSC
Em evento realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, no dia 5 de setembro, 14 alunos do Colégio de Aplicação da UFSC foram homenageados pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2011. Os estudantes, do quinto ao nono ano do ensino fundamental e também do ensino médio, receberam diplomas para as três primeiras colocações e menção honrosa. Ao todo, participaram da Obmep 18.720.068 alunos de 44.691 escolas públicas do Brasil.
Neste ano, a Olimpíada está na sua oitava edição e o Colégio de Aplicação (CA) garantiu presença na segunda fase, que será realizada no dia 15 de setembro. Uma das classificadas, Giulia Platt Maffezzolli, de 14 anos, do nono ano, recebeu menção honrosa na cerimônia de quarta-feira e participa mais uma vez da Obmep. Desde o quinto ano ela ganha premiação em todas as edições. Giulia diz que não estuda especificamente para a Olimpíada e atribui parte do seu sucesso aos professores.
A premiação, de certa forma, ajuda a segregar os alunos e estabelece um alto padrão, o que também apresenta prejuízos. A professora de matemática, Márcia Bernal, destaca a importância do concurso, mas afirma que o docente só estará satisfeito se toda a turma aprender. O diretor Geral do Colégio, José Análio de Oliveira Trindade, declarou que os alunos são incentivados, mas não há ajuda extracurricular para quem disputa a Olimpíada.
Santa Catarina ficou em sexto lugar no ranking dos estados na Obmep de 2011, atrás do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A Obmep é realizada desde 2005 e, no ano passado, alcançou 98,9% dos municípios brasileiros.
Mais informações: http://www.obmep.org.br/ ou http://www.ca.ufsc.br/
Por Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom
Foto: Ivan Giacomelli