Cinema, Chá e Cultura exibe e debate “A Megera Domada”
Shakespeare volta ao Cinema, Chá e Cultura, no dia 28 de setembro, sexta-feira, às 19h, na Fundação BADESC. Será exibido A Megera Domada (The Taming of the Shrew, 1962, 122 min.), dirigido por Franco Zeffirelli. Nesta comédia inglesa com toque italiano.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, o cineclube Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Daniel Serravalle de Sá (UFSC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de promover conversas sobre literatura, teatro e cinema. A atividade é gratuita e a sessão começa com os participantes se servindo de chá, preparado ao modo inglês e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis, e acompanhado de uma breve fala do mediador. Em seguida exibe-se o filme legendado e, ao final, temos a palavra do mediador e conversas sobre o filme.
A mediação é da professora Maria Lúcia Milleo Martins (CCE/UFSC), que possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Letras / Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado pela University of Massachusetts / Amherst (1998). Concluiu pós-doutorado na University of Toronto em 2006. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente em: poesia moderna e contemporânea em língua inglesa, estudos culturais e comparados.
Sinopse DVD
“Elizabeth Taylor e Richard Burton brilham e encantam como Katharina e Petruchio, na visão cômica sobre o chauvinismo masculino e a liberação feminina no século 16. Petruchio, um empobrecido cavalheiro de Verona, viaja a Pádua em busca de uma rica esposa. Lá ele encontra a ardente Katharina, uma mulher voluntariosa e briguenta que faz Petruchio enfrentar uma divertida batalha para conseguir dissuadi-la a evitar o matrimônio. Sua lua de mel se torna uma hilariante disputa de inteligência e insultos, com Kate determinada a manter sua independência, enquanto Petruchio faz de tudo para domá-la”
Informações:
Fundação BADESC:
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846
fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa de Florianópolis:
Rua Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696
recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br