11ª Sepex: inscrições de estandes, minicursos e apresentações artísticas vão até dia 28
Um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, a 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrerá entre os dias 21 e 24 de novembro. A edição deste ano tem como tema Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. Para participar com estandes, minicursos e apresentações artístico-culturais, os interessados podem se inscrever até o dia 28 de setembro. O cadastro de estandes e minicursos deve ser realizado no site inscricoes1.sepex.ufsc.br e as inscrições para programação cultural pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br.
Dois eventos que originalmente integrariam a Sepex serão mantidos em outubro. Trata-se do Seminário de Iniciação Científica e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFSC. As novidades sobre a programação serão publicadas no site da UFSC e também em www.sepex.ufsc.br.
Cronograma da Sepex 2012:
- Cadastro de estandes e minicursos: até 28 de setembro, no site inscricoes1.sepex.ufsc.br;
- Inscrições para apresentações culturais: até 28 de setembro pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br;
- Divulgação da programação cultural: 22 de outubro;
- Assinatura dos termos de compromisso e autorização de uso de espaço físico para minicursos: até 28 de setembro na Prograd;
- Homologação de estandes e minicursos: 1º de novembro;
- Assinatura dos termos de compromisso pelos coordenadores de estandes: 1º a 9 de novembro na Proex;
- Inscrição para participação em minicurso: 1º a 24 de novembro;
- Realização da 11ª Sepex: 21 a 24 de novembro, informações pelo e-mail sepex@contato.ufsc.br.
Horário de funcionamento
- Montagem: dia 20 de novembro (terça-feira) a partir das 13:00.
- De 21 a 23 (quarta a sexta-feira) das 9:00 às 19:00 e 24 (sábado) das 9:00 às 13:00.
- Desmontagem: dia 24 (sábado) das 13:00 às 19:00.
Proposição de estandes, trabalhos e minicursos
- Estandes podem ser inscritos apenas por servidores docentes e técnico-administrativos.
- Minicursos podem ser inscritos por servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação.
- Alunos de graduação que queiram ministrar minicursos devem procurar um professor supervisor para se responsabilizar pela inscrição.
- Cadastro das propostas até 28 de setembro.
- Site das inscrições: inscricoes1.sepex.ufsc.br
Participação em minicursos
- Inscrições entre 01 a 23 de novembro.
- Somente serão emitidos certificados para os participantes que assinarem a lista de presença no dia do minicurso.
- Não há cobrança de taxa de participação de minicurso.
Estandes
- 1 estande por proponente.
- Descrição (resumo) com até 2000 caracteres.
- Informações sobre o layout e a interatividade serão utilizadas na decisão de homologação do estande.
- Módulo básico: 1 módulo 3 m x 2 m, sem mobília, com energia, iluminação e tomadas, e rede wireless (antena por conta do expositor)
- Módulos adicionais: marcar quadro correspondente no sistema e encaminhar justificativa e layout à Pró- Reitoria de Extensão – PROEX.
- Um estande deve conter pelo menos um trabalho.
- Os estandes com mais de um módulo só poderão ser finalizados após entrega da justificativa de espaço adicional à PROEX, que alterará a situação no sistema, permitindo a finalização.
- A homologação de estandes será divulgada no dia 01 de novembro, na página da SEPEX e da PROEX.
- Os coordenadores de estandes deverão assinar o termo de compromisso entre os dias 01 a 09 de novembro na PROEX.
- A organização providenciará transporte de materiais dos laboratórios à tenda da SEPEX. O agendamento deve ser feito no local do evento:
- a partir das 13:00 do dia 20 de novembro, terça-feira, para a montagem;
- a partir das 13:00 do dia 24, sábado, para a desmontagem.
Trabalhos
- Um estande deve conter pelo menos um trabalho inscrito.
- Podem ser incluídos painéis, vídeos, áudios, maquetes, oficinas, entre outros.
- Não podem ser apresentados separadamente, somente dentro de um estande.
- Descrição (resumo) com até 2000 caracteres.
Painéis
- Não existem regras para a confecção dos painéis.
- Recomendam-se larguras de 0,80 m a 1,00 m e altura de até 1,20 m.
- Em se tratando de apresentação de trabalhos feitos na UFSC, a sua marca deve predominar ou ter precedência sobre a de outras instituições e patrocinadores.
- Consulte o manual de identidade visual da UFSC (www.identidade.ufsc.br) para maiores detalhes quanto ao uso das marcas.
Minicursos
- Podem ter carga horária de 4 ou 8 horas-aula.
- Aulas devem ser distribuídas em blocos de 4 horas (8:00 às 12:00, 14:00 às 18:00 e 18:00 às 22:00).
- Espaço físico e recursos audiovisuais por conta do proponente.
- Entregar termo de compromisso (disponível no formulário de inscrição) para Janaína na Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, assinado pelo proponente e pelo responsável pelo espaço físico, até o dia 28 de setembro.
- A homologação de minicursos será divulgada no dia 01 de novembro, na página da SEPEX e da PROEX.
- No dia do minicurso, recolher as assinaturas na lista de inscritos, que deverá ter nome e cpf dos participantes, para a emissão dos certificado de participação.
Registro de Extensão
- Os proponentes não devem fazer registros de ação de extensão no SIRAEx (Formulário de Extensão) relativos à participação na SEPEX. Há um registro geral feito pela Universidade que engloba todo o evento.
Anais do evento e certificados
- Os anais do evento conterão os resumos dos trabalhos inscritos nos estantes e a lista de autores. Esta será a única forma de certificação da participação no evento para os autores dos trabalhos.
- Certificados serão fornecidos para os colaboradores dos estandes – pessoas que trabalharão no evento, mas que não fazem parte da lista de autores dos trabalhos. Para isso, o proponente dos estandes deve incluí-los no sistema durante o processo de inscrição do estande.
- Certificados também serão fornecidos a ministrantes e participantes dos minicursos, gerados a partir das listas de presença fornecidas pelos proponentes.
Atividades artístico-culturais
- Os interessados devem fazer o pedido de inscrição até o dia 28 de setembro pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br, encaminhando:
- uma breve descrição do que pretendem apresentar, e que deverá ser compatível com o palco do evento, ou com o seu entorno;
- um breve currículo do projeto e do coordenador responsável pela ação;
- uma foto digitalizada para divulgar a atividade, com boa qualidade estética e boa resolução;
- e-mail e telefone para contato;
- mencionar os possíveis dias e períodos disponíveis para a apresentação;
- mencionar o tipo de equipamento necessário, como toca CD, microfone etc.
- Além do palco sob a lona, a UFSC disponibilizará um equipamento básico de som aos participantes. As apresentações artísticas na SEPEX deverão acontecer de manhã, à tarde e no começo da noite, menos no sábado, quando o evento terminará à tarde.
- Oportunamente o DAC entrará em contato para selecionar as atividades e montar a grade de programação.
Mais informações pelo e-mail sepex@contato.ufsc.br , pelo site http://sepex.ufsc.br/ou pelo telefone (48) 3721-9344.
Margareth Rossi/Jornalista da Agecom/ UFSC
margareth.rossi@ufsc.br