Aniversário do Neti tem cinema, literatura, teatro e conferência sobre envelhecimento saudável

21/08/2012 12:15

Diferentes atividades marcaram a manhã do evento comemorativo do Núcleo de Estudos da Terceira Idade

O segundo dia da programação comemorativa aos 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) teve várias atividades na manhã desta terça-feira, dia 21, na sala Laranjeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Uma delas foi a exibição do documentário Caminhos do Divino, de Zeca Pires, com a presença da cineasta Maria Emílio Azevedo, assistente de direção do filme. Após a sessão houve um debate com os presentes. 

Na mesma sala, foi lançado o projeto Encontros de Cinema, que vai oferecer sessões gratuitas para os membros do Neti, numa parceria com a Videoteca e o Núcleo de Videolocadoras da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis. O primeiro filme será “Um divã para dois”, com Meryl Streep e Tommy Lee Jones, no próximo sábado, dia 25, às 10h, no Shopping Iguatemi, com entrada franca.

A proprietária da Videoteca, Sara Camargo, aproveitou para alertar os presentes sobre os prejuízos provocadas pela pirataria de DVDs no Estado e no país. “Santa Catarina tem uma perda de receita de R$ 40 milhões anuais por causa desse problema”, afirmou. Além disso, a pirataria acabou com 40% do mercado de videolocadoras no Brasil. “Essa prática representa uma concorrência desleal e fomenta o crime organizado”, reforçou a empresária, que mantém há 12 anos a parceria com o Neti.

No auditório Garapuvu, foi encenada a história do Núcleo de Estudos da Terceira Idade e alunos e ex-alunos contaram suas experiências de aprendizado nos cursos oferecidos pela entidade. Foram citadas as professoras Neusa Guedes e Lucia Hisako Gonçalves, fundadoras do Neti, e todas as conquistas e avanços alcançados nessas três décadas de história.

Também houve um encontro de leitura com a participação da escritora catarinense Clarmi Regis, autora de “Sombras e silhuetas”, e uma apresentação teatral simultânea ao intervalo para o café, no hall do Centro de Eventos.

Velhice com saúde
A programação da manhã foi encerrada com a conferência “Envelhecimento saudável”, ministrada pelo geriatra Vanir Cardoso, do Departamento de Clínica Médica da UFSC. Ele falou sobre a importância da prevenção para chegar aos 80 anos sem doenças incapacitantes, mantendo a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.

“Não existe uma fórmula, mas é possível viver mais tempo com autonomia e independência”, garantiu ele. Não fumar, beber moderadamente, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regulares (150 minutos por semana é o ideal), dormir bem e manter o intelecto em atividade são bons caminhos para envelhecer sem desenvolver doenças crônicas, ensinou o médico.

Acompanhe a programação

Assista também à matéria produzida pela TV UFSC:

Mais informações: www.neti.ufsc.br / (48) 3721-9445 / (48) 3721-2979

Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista da Agecom / UFSC
pcquilombo@gmail.com

Fotos: Wagner Behr/ Agecom

Tags: NETIterceira idadeUFSC