Alterações no estado nutricional de idosos refletem nas atividades físicas

27/08/2012 16:28

Dissertação de mestrado de Ana Lúcia Danielewicz comprovou que idosos com estado nutricional inadequado apresentam maiores limitações funcionais e incapacidades físicas. O estudo avaliou 477 idosos com idade entre 60 e 100 anos, de ambos os sexos, moradores do município de Antônio Carlos (SC). A pesquisa foi orientada pela professora Aline Rodrigues Barbosa, para o Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFSC.

 Os idosos que tinham baixo peso apresentaram maiores limitações para realizar atividades como sentar e levantar de uma cadeira, agachar e pegar um lápis no chão e
permanecer em equilíbrio estático. Já os idosos com excesso de peso mostraram maior incapacidade para realizar tarefas da vida diária sem auxílio, como se alimentar, tomar banho, usar o telefone, fazer tarefas domésticas, dentre outras. Estes resultados foram independentes de outras variáveis avaliadas, como o sexo, idade, escolaridade, trabalho atual, se vivia só ou acompanhado, doenças crônicas e estado cognitivo.

O estado nutricional foi classificado de acordo com os valores do índice de massa corporal (IMC) que é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa é dada em quilogramas e a altura em metros: baixo peso (IMC menor que 22 Kg/m²), peso adequado (IMC maior ou igual a 22 e menor ou igual a 27 kg/m²) e excesso de peso (IMC maior que 27 Kg/m²). Este estudo faz parte de uma pesquisa em andamento, intitulada “Efetividade de ações de saúde, atividade física e nutrição, em idosos do município de Antônio Carlos-SC”.

Os resultados encontrados foram apresentados à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Antônio Carlos e poderão auxiliar na formulação de ações  visando a adequação do estado nutricional e a prevenção das limitações e incapacidades na população idosa, por meio de incentivos à alimentação adequada e à prática de atividade física regular.

Texto: Ana Lúcia Danielewicz
analu-dnz@hotmail.com

Edição: Murici Balbinot/ Estagiário de Jornalismo/ e Alita Diana/Jornalista da Agecom/UFSC

 

Tags: Aline Rodrigues BarbosaAna Lúcia Danielewiczdissertaçãoestado nutricionalidosos