Semestre letivo termina nesta quarta-feira na UFSC

10/07/2012 12:24

O semestre 2012.1 termina nesta quarta-feira, 11, na Universidade Federal de Santa Catarina, dentro do calendário acadêmico aprovado pelos órgãos colegiados. No mesmo dia chega ao fim o período de transporte gratuito e atendimento no Restaurante Universitário do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi, opção oferecida aos estudantes no último dia 26, uma semana depois que a greve dos servidores técnico-administrativos inviabilizou o fornecimento de refeições no RU do campus da Trindade, em 19 de junho.  Em vista da paralisação dos servidores e da greve programada pelos docentes da Associação dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) a partir desta quarta-feira, está agendada para o dia 24 de julho uma reunião extraordinária do Conselho Universitário (CUn) que vai avaliar o quadro e a possibilidade de manter o calendário acadêmico do segundo semestre. As aulas estão programadas para começar no dia 6 de agosto.

Formaturas – Por meio de nota oficial, a Administração Central da universidade informou que a realização das formaturas agendadas está sendo negociada com o subcomando de greve do Centro de Eventos e o comando de greve da UFSC. Em reunião na segunda-feira, dia 9, a pró-reitora de Graduação, Roselane Campos, e o chefe de Gabinete, Carlos Vieira, solicitaram aos diretores de Centro uma avaliação junto aos coordenadores de curso sobre as formaturas previstas para os próximos meses, número estimado de concluintes e possíveis mudanças do cerimonial.

Corte do ponto – Nesta terça-feira, a reitora Roselane Neckel está em Brasília discutindo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) a determinação do governo de cortar o ponto dos servidores federais em greve. “Nós pedimos à diretoria (da Andifes) que esta reunião fosse realizada e a questão discutida pelos reitores, já que a orientação do Ministério do Planejamento afeta todas as universidades em greve”, explica ela.

O comunicado do governo chegou às instituições na última sexta-feira, dia 6. A agenda da reitora na Capital Federal inclui, além da reunião com a Andifes, uma audiência com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, às 19h, para tratar de questões referentes à UFSC e à integração com a Universidade Regional de Blumenau (Furb), com a presença do reitor João Natel.

Atos públicos – Os professores da UFSC vinculados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os grevistas do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participam às 9h desta quarta-feira, dia 11, de uma discussão sobre a conjuntura nacional da greve, em frente ao prédio da reitoria. Às 14h, haverá um debate sobre a proposta de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). E, às 16h, está previsto um ato em defesa da educação e saúde pública, no mesmo local. Na quinta-feira, às 9h30min, um debate com a professora Olinda Evangelista discutirá os rumos das políticas educacionais brasileiras.

Mais informações: Carlos Vieira ( 3721-9329) e Beatriz Paiva (3721-6315)

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom