UFSC recebe festival Cinema pela Verdade
12/06 – “HÉRCULES 56”
UDESC – Auditório CEART, Bloco Central – 18:30
18/06 – “HÉRCULES 56”
UFSC – CCE, Bloco B, Auditório Henrique Fontes – 18:30
19/06 – “CONDOR”
UFSC – CCE, Bloco B, Auditório Henrique Fontes – 18:30
20/06 – “CONDOR”
CESUSC – Auditório Cesusc – 19:00
21/06 – “CIDADÃO BOILESEN”
CESUSC – Auditório Cesusc – 19:00
22/06 – “UMA LONGA VIAGEM”
UFSC – CCE, Bloco B, Auditório Henrique Fontes – 18:30
Filmes selecionados:
Cidadão Boilsen – Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época. Direção: Chaim Litewski, 2009 Documentário, 92 minutos.
Condor – Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no sequestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. Uma análise contemporânea destes eventos, trazendo uma história de terrorismo de Estado, mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça.Direção: Roberto Mader, 2007. Documentário, 106 minutos.
Hércules 56 – Na semana da independência de 1969 o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes os fatos desta época são relembrados. Direção: Silvio Da-Rin, 2006. Documentário, 94 minutos.
Uma Longa Viagem – O documentário fala da vida da própria diretora, na época em que era presa política do regime militar e um de seus irmãos, Heitor, rodava o mundo num mergulho delirante no universo das drogas. Direção : Lucia Murat , 2011. Documentário, 97.
Fernanda Lacombe – Assessoria de imprensa oficial da Mostra
lacombe.assessoria@gmail.com