O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Reitoria propõe organizar fórum para debater a questão do HU e a EBSERH

19/06/2012 18:02

Auditório do HU recebeu evento para discutir a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Com o auditório do Hospital Universitário lotado, aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de junho, o debate sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), proposto pelo  Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Saúde. O objetivo do evento é entender a estrutura desta empresa que é proposta pelo Ministério da Educação para o funcionamento dos hospitais universitários brasileiros.

Entre os palestrantes estava o auditor do Ministério da Saúde, João Pedro Carreirão Neto, que falou sobre a motivação do Ministério em criar a EBSERH, sua estrutura, os aspectos administrativos, de pessoal e estatutário. Outro palestrante foi o procurador da república de Santa Catarina, André Bertuol, que falou sobre os aspectos jurídicos envolvidos na questão. A reitora em exercício, Lúcia Pacheco, participou da mesa junto com o diretor do HU, Felipe Felício, o representante do DCE, Giovane Simon, o representante do Sintufsc, Celso Martins, e a representante da seção sindical do Andes, Maria Terezinha Paulilo.

Na sua fala, a reitora em exercício esclareceu que a decisão de o HU aderir ao EBSERH não será tema de pauta da reunião do Conselho Universitário do dia 26 de junho. “Se este tema entrar em debate no Conselho, será em caráter informal, para comunicar os resultados desta reunião, não havendo a tomada de decisão”, afirmou Lúcia Pacheco. Ela ressaltou que este tema precisa ser discutido de forma ampla, envolvendo toda a comunidade universitária. Para isso, sugere organizar um fórum, com a participação de todos os envolvidos na questão. “Quando assumimos a reitoria da UFSC, o nosso prazo definido pelo MEC para decidir se o HU deve ou não aderir à EBSERH era 31 de maio. Depois foi passado para 30 de junho. Estamos negociando para ampliar esse prazo, para ter oportunidade de debater amplamente antes de levar a questão ao Conselho Universitário”, explicou a reitora em exercício.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom. Fotos: Dayane Ros.

Tags: EbserhHUUFSC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.