Dia Mundial do Meio Ambiente: UFSC representa América Latina na Copa do Mundo de Barcos Solares

06/06/2012 08:15

No Desafio Solar Brasil, competição nacional inspirada no DONG Energy Sollar Challenge, a equipe da UFSC é tricampeã consecutiva

A equipe Vento Sul da UFSC apresenta nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, as embarcações construídas para o DONG Energy Sollar Challenge, competição que será realizada entre 8 e 14 de julho, na Holanda. A partir de 14h30min, o grupo formado por estudantes e professores recebe a comunidade universitária, autoridades, patrocinadores e apoiadores no hall da Reitoria da UFSC para o Evento de Partida para a Holanda.

Única representante da América Latina no DONG Energy Sollar Challenge, a equipe Vento Sul construiu duas embarcações, um monocasco e um trimarã, especialmente para as condições de navegação dos canais holandeses. Na última edição, em 2010, o grupo alcançou a 17ª posição na classificação geral e foi a melhor equipe não europeia.

A preparação para o campeonado de barcos solares vem acontecendo há mais de um ano. A expectativa é de que os barcos alcancem a velocidade máxima de 23 km/h (seis a mais que na edição passada). O envio das embarcações será feito em junho e os 15 integrantes da equipe, sendo 11 alunos, dois professores e um patrocinador, chegam à Holanda no inicio de julho.

Para melhorar o desempenho dos barcos, a equipe desenvolveu três tipos de hélices diferentes para cada embarcação. Cada modelo foi projetado para uma condição de radiação e potência, o que representa um ganho de velocidade de 3km/h, em média. Essa é a primeira vez que serão utilizados hélices simuladas. Além disso, o sistema de inclinação das placas fotovoltaicas agora é automatizado. Antes, o piloto tinha que erguer os módulos sem um método de precisão adequado.

Outra novidade é a tecnologia aplicada na construção da estrutura dos barcos. Eles são feitos em fibra de carbono e espumas especiais, que o deixam 20 kg mais leve em relação ao modelo anterior. A Vento Sul é a única equipe não europeia da categoria classe A que fabricou seus próprios barcos.

A competição
O DONG Energy Sollar Challenge acontece a cada dois anos na região da Frísia, no norte da Holanda. O vencedor é aquele que somar o menor tempo durante os seis dias do rali. Serão percorridos 220 km por 36 equipes da Europa, América e Ásia. As equipes são divididas em três categorias, de acordo com a quantidade dos painéis fotovoltaicos e forma do casco. Na classe A, são 23 equipes de vários países como Bélgica, Polônia, China, Turquia e Holanda.

Histórico
 No Desafio Solar Brasil, competição nacional inspirada no DONG Energy Sollar Challenge, a equipe da UFSC é tricampeã consecutiva. Foi formada em 2009 e hoje é composta por 23 alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, como engenharia, ciência da computação, nutrição e jornalismo. Para o capitão da equipe, Pedro Rocha, o segredo do desempenho do grupo desde sua criação é a união. “Somos uma família, esse é o nosso diferencial”.

A participação da Equipe no DONG Energy Solar Challenge tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de
Turismo, Cultura e Esporte, via Fundesporte, e o apoio da Holos, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia
Mecânica, UFSC Compete,UFRJ, Fepese, Fapesc, Lord Corporation, Proper Marine e Ocean Brazil.

Serviço:
O que: Competição mundial de barcos movidos à energia solar
Onde: região da Frísia, Holanda
Quando: 8 a 14 de julho

Contatos com assessoria de imprensa da equipe:
– Gabriela Damaceno: (48) 9662-9214 / gktdamaceno@gmail.com
– Marina Empinotti: (48) 9927-1515 / marinaempinotti@gmail.com

Mais informações: http://www.barcosolar.ufsc.br/blog/

Tags: barcos solaresUFSC