Comunidade da UFSC discute com reitora alternativas para fechamento do RU

20/06/2012 18:58

Reunião teve por objetivo discutir soluções para o fechamento do Restaurante Universitário

A busca de alternativas para o fechamento do Restaurante Universitário foi tema de uma reunião nesta quarta-feira, 20 de junho, envolvendo estudantes, representantes das entidades dos servidores e dos alunos, funcionários da UFSC e a administração central. Com a Sala dos Conselhos lotada, o debate girou em torno do fechamento do RU e também de soluções para garantir a alimentação dos estudantes durante o período letivo.

Durante quase três horas de reunião, várias propostas foram apresentadas para equacionar o problema. Questionada sobre a necessidade de tomar uma decisão naquele momento, Roselane Neckel afirmou que aquele não é espaço de decisão, uma vez que já estão marcadas assembleias do comando de greve e dos estudantes, que ainda precisam se posicionar sobre a questão. “Nunca vou assumir uma posição autoritária, de ditadora. As decisões serão tomadas de forma democrática”, ressaltou a reitora.

A greve dos Servidores Técnico Administrativos atinge a universidade desde o dia 11 de junho. A partir de então o RU vinha atendendo de forma restrita, até que no dia 18 foi totalmente interditado pelos grevistas. Para os estudantes que têm direito a isenção, a Reitoria garantiu o auxílio alimentação no valor de R$15,00 por dia, pago diretamente na conta bancária. Outra parcela de estudantes, que não tem direito a esse benefício, fez um protesto no dia 19, pedindo a reabertura do RU.

“As reuniões permanentes que estamos estabelecendo desde o início da greve na UFSC são uma novidade para a universidade e representam uma forma de dar visibilidade para a questão”, explicou a reitora.  Ela informou também que estará em Brasília nos dias 25 e 26 para dialogar com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para que a entidade ajude a estabelecer a negociação entre o MEC e o movimento grevista. Além de Roselane Neckel participaram da reunião desta quarta-feira a vice-reitora, Lúcia Pacheco, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Beatriz Augusto de Paiva, a pró-reitora de Graduação, Roselane Fátima Campos, o secretário Especial de Aperfeiçoamento Institucional, Airton Seelaender, e o chefe de Gabinete, Carlos Vieira. Na conclusão, Roselane Neckel se colocou à disposição para conversar sobre o tema no final da tarde de quinta-feira, 21 de junho, após a assembléia do Sintufsc.

Os estudantes irão discutir sobre as propostas para o fechamento do RU durante a reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB), às 11h30min, no Centro de Convivência. A reunião é aberta para a participação de todos os estudantes da UFSC. A assembleia geral dos estudantes está marcada para o dia 26, no Hall da Reitoria.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom/UFSC. Fotos: Wagner Behr.

Tags: GreveRUUFSC