Ceped participa do IX Fórum Nacional de Defesa Civil

01/06/2012 15:55

Com o aumento da ocorrência de desastres no Brasil e no mundo, cada vez mais o assunto é discutido na agenda pública para a busca de medidas eficientes em prevenir, preparar e responder a desastres. Nos dias 4, 5 e 6 de junho, essas discussões terão espaço no IX Fórum Nacional de Defesa Civil, em Angra dos Reis, RJ.

O Fórum já entrou para a agenda permanente de eventos sobre gestão de riscoe desastre no Brasil e reúne coordenadores municipais e estaduais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.

Representando a Universidade Federal de Santa Catarina, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas dobre Desastres (Ceped) participa do evento com um estande no qual estarão expostos alguns de seus trabalhos publicados em banners, livros e cartilhas, incluindo parte do primeiro atlas brasileiro de desastres.

Na programação do dia cinco de junho, o diretor geral do Ceped, professor Antônio Edésio Jungles, faz a mediação da mesa Boas Práticas em Defesa Civil: Combate à estiagem, e o coordenador de projeto, Jairo Ernesto Bastos Krüger, apresenta o S2ID: módulo de registro e reconhecimento, na oficina Nova instrução normativa para decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública, ministrada por Werneck Martins Carvalho.

No dia seis é a vez do trabalho Ações Comunitárias de Redução de Riscos de Desastres na região serrana do Rio de Janeiro, apresentado pela coordenadora de comunicação, Sarah Cartagena.

Confira a programação completa do evento no site: www.defesacivil.gov.br/forum/programacao.asp.

O Ceped atua há onze anos na missão de contribuir para a construção de comunidades mais seguras, através do ensino, pesquisa e extensão, visando à redução dos riscos de desastres.

Mais informações: www.ceped.ufsc.br, 3223-5467 e ceped@ceped.ufsc.br.

Fonte: Ceped

Tags: cepeddesastres naturais