UFSC e Ministério da Saúde firmam parceria para digitalizar informações do SUS
A reitora Roselane Neckel e a vice-reitora Lucia Pacheco tiveram, na tarde de ontem (17), uma reunião com os representantes do Ministério da Saúde (MS) para discutir um possível termo de colaboração entre o MS e a UFSC. O objetivo do convênio é a inclusão digital dos prontuários e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. A parceria deve ser assinada até o dia 6 de junho.
Estavam presentes o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, o diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica, Alexandre de Souza Ramos, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira e o secretário Municipal de Saúde, Carlos Daniel Moutinho.
A proposta é desenvolver um sistema informatizado que permita o acesso de informações sobre os procedimentos do SUS de qualquer parte do Estado. O Ministério da Saúde já tem parcerias semelhantes com universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
O projeto deve ser implantado em todo o país, atendendo as exigências da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor nesta quarta-feira (16). A medida legitima o direito dos cidadãos de ter acesso a qualquer informação referente a órgãos ou entidades públicas.
Por Nayara Batschke, bolsista de Jornalismo na Agecom.
Foto: Brenda Thomé/bolsista de Jornalismo na Agecom