Perspectivas de mudança na política de drogas
O Instituto da Cannabis (InCa), organizado por estudantes de graduação e de pós-graduação de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, e o Coletivo Marcha da Maconha Florianópolis, promovem nesta quinta e sexta (31 de maio e 1° de junho) o seminário ´Perspectivas de mudança na política de drogas`, para discutir a descriminalização da maconha. Na quinta o encontro será realizado a partir de 16h20min, e na sexta a partir de 9h, sempre no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE).
Entre os nomes confirmados estão a ex-juíza Maria Lúcia Karam e o delegado de polícia civil do Rio de Janeiro Orlando Zaccone, ambos defensores da legalização das drogas.
De acordo com os organizadores, o objetivo é debater um panorama sobre a situação da proibição da cannabis no Brasil e tratar de novas proposições em relação à saúde, segurança pública e legislação reguladora da produção, comércio e consumo.
Mais informações com Lucas de Oliveira, presidente do InCa: (48) 9949-4969 e lucaseconomiaufsc@gmail.com ou Moniky Bittencourt, assessoria de imprensa: (48) 9126-2090 e moniky@textopontocom.net.
Programação:
Dia 31 de maio (quinta-feira)
16h20 – Abertura: apresentação do InCa, balanço do evento passado, apresentação oficial da programação 2012
Convidados: Lucas Oliveira – Presidente do Instituto da Cannabis
18h – A história da Maconha em Florianópolis e ” O que é 4:20 ?” : Dados históricos e recentes do uso ecônomico e recreacional de Cannabis em Florianópolis, e a os motivos e fatos que tornaram os números 4 – 20 símbolos da luta antiproibicionista mundial.
Convidados: Lucas Lichy – Tesoureiro e Pesquisador do Instituto da Cannabis
19h30min – Lançamento da 1ª revista especializada do Brasil – SemSemente
Convidados: William Leite Filho e Matias Maax – fundadores do Growroom (primeiro site de cultura cannábica do Brasil)
Dia 01/06 – sexta-feira
9h30min – Abertura
10h30min às 12h – Discussão Drogas e Cultura: o uso/abuso de drogas em contexto histórico, movimentos sociais pela legalização, disputas judiciais no campo antiproibicionista
Convidados: Henrique Carneiro (historiador), Marcelo Mayora (advogado Marcha POA), Mariana Garcia (advogada Marcha POA), Gerardo Santiago (advogado marcha nacional), Alejo Alvarado ( Jornalista da Revista THC/
Argentina).
13h – Oficina de Arte – “Liberdade de Expressão”
14h às 16h – Discussão Drogas e Saúde Pública: Cannabis medicinal, Agência Reguladora, Redução de Danos
Convidados: Ari Seller, Daniel Feliciano, Ricardo Camargo Vieira (Vereador), Cintia Ertel (Psicóloga) e Emerson (RD Florianópolis).
17h às 20h – Discussão Drogas e Segurança Pública: segurança pública, mudanças na legislação
Convidados: Orlando Zacconi, Maria Lucia Karam, Gerardo Santiago
20h30min – Encerramento: Apresentação da Carta de Florianópolis com as propostas de mudanças na política pública de drogas e assinatura dos presentes
Por Mariana Marques / Diretora de Comunicação do Instituto da Cannabis
Mais informações: institutodacannabis@gmail.com