6ª Semana Acadêmica de Letras terá atividades culturais e debates sobre arte, linguagem e literatura
Com o objetivo de integrar as áreas de pesquisa, ensino e extensão dos Cursos de Letras – Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras –, entre os dias 22 e 25 de maio será realizada a VI Semana Acadêmica de Letras da UFSC. A conferência de abertura tem como tema “Dois aspectos da poética medieval: a mística e o burlesco”, e será ministrada pelo filósofo Júlio de Queiroz, às 18h30min, no Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A Semana abordará a questão do Constestado, que completa cem anos em 2012. A intenção é discutir o Contestado tanto do ponto ficcional, envolvendo cinema e literatura, quanto histórico. O filme “A guerra dos pelados”, de Sylvio Back, que revela a realidade da época, será exibido no dia 24 de maio, às 18h30min, também no Auditório Henrique Fontes.
O evento terá apresentação de filmes, lançamento de livros, exposição de banners, minicursos e atividades culturais, proporcionando discussões sobre Língua(gem) e Literatura e o acesso aos resultados dos projetos de pesquisa e de extensão de alunos de graduação em Letras e de professores. No dia 22, às 19h30, no Hall do Auditório Henrique Fontes, serão lançados 11 livros de professores dos cursos de Letras da UFSC, entre eles “Dicionário de Personagens da Obra de José Saramago”, de Salma Ferraz; “Ao que minha vida veio…”, de Alckmar Luiz dos Santos; “Janela para o Mar”, de Alcides Buss.
A participação nas palestras e mesas-redondas é gratuita e aberta ao público. A Semana oferece mais de 70 minicursos e cerca de 160 apresentações, como o projeto “Encontro Nacional dos Estudantes de Letras”, que será realizado na UFSC entre os dias 22 e 28 de junho. As inscrições para os minicursos já foram encerradas. A programação completa pode ser conferida no endereço http://www.semanadeletras.cce.ufsc.br/programacao-completa/.
Mais informações pelo e-mail semanadeletrascce@gmail.com ou pelo site do evento http://www.semanadeletras.cce.ufsc.br/.
Por Murici Balbinot/Bolsista de Jornalismo na Agecom