Instituto de Estudos Brasil Europa divulga propostas à comunidade acadêmica
As proposta, atividades em andamento, expectativas e oportunidades oferecidas pelo Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) foram apresentados nesta sexta, dia 20 de abril, para a comunidade da UFSC. O objetivo da parceria entre os países dos dois lados do Atlântico é fortalecer o ensino superior brasileiro, por meio de ações que incentivam a criação de projetos de pesquisa. A UFSC colabora com o Instituto buscando temas de interesse comum para as discussões, como a multiculturalidade.
A apresentação do IBE contou com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais da UFSC (Sinter) e do Programa de Formação Continuada para Professores (Profor).
“A Universidade Federal de Santa Catarina quer se afirmar no cenário internacional, por meio de parcerias que promovem ensino e pesquisa em todas as áreas de conhecimento”, disse o reitor Alvaro Prata, sobre os benefícios da Universidade ao colaborar com o a entidade. O terceiro e último congresso anual promovido pelo Instituto será em 2013, na UFSC, o tema abordado ainda não foi definido.
Para o representante da UFSC no comitê diretivo do IBE, Paulo Lovato a universidade aumenta a articulação com as instituições europeias por meio do instituto.
Até o fim do consórcio de cooperação, em 2013, a expectativa do Instituto é definir temas de interesse mútuo nas áreas de Humanidade e Artes; Saúde e Biologia; Políticas; Tecnologia e Ciências, além de realizar congressos anuais, encontros periódicos e implantar um curso de doutorado envolvendo orientadores do Brasil e Europa.
Conheça o Instituto de Estudos Brasil Europa
Criado em 2010, em ação financiada pela Comissão da União Europeia no Brasil, o Instituto de Estudos Brasil Europa é iniciativa de um grupo de universidades destas regiões que propõem fortalecer o ensino e a pesquisa científica brasileira. O IBE é formado por uma rede colaborativa de 21 universidades (11 europeias e 10 brasileiras) que atuam sobre temas de interesse comum. A integração à comunidade ocorre com a inclusão de pequenas empresas e ONGs no projeto.
O IBE prevê financiamento de € 3,8 milhões até dezembro de 2013 (3 milhões da UE e 800 mil não financiados por universidades brasileiras, que cedem a infraestrutura ao instituto).
Na visão do coordenador geral da entidade, Moacyr Martucci Jr., a crise monetária europeia não afetará o financiamento do instituto.
Mais informações: ibe@reitoria.ufsc.br (48) 3721-6406 (das 8h às 14h) / http://www.ibe.usp.br
Por: Mateus Vargas/ Bolsita em Jornalismo na Agecom