Face e nariz são temas de evento sobre cirurgia plástica

11/04/2012 11:56
.

Professor Accioli: "por serem as mais difíceis, as cirurgias da face e do nariz são as mais estudadas" - Foto: Divulgação

Florianópolis sediará a 28ª Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica, concentrando centenas de especialistas de todas as regiões do País, América Latina, Estados Unidos e França, de 19 a 21 de abril, no Majestic Palace Hotel. O evento promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) nacional, com organização da seccional catarinense, tem como tema central Face e Nariz, mas também estarão em pauta o uso clínico de células-tronco, as próteses de silicone importadas, complicações cirúrgicas, perícia e propaganda médica.

 

A agenda de mesas-redondas, conferências, videodemonstrações, cursos, workshops, apresentação de trabalhos científicos e exposição de produtos e serviços proporcionará aos participantes uma intensa atualização sobre operações estéticas e reparadoras no rosto – a área mais delicada e preservada do corpo humano no momento da intervenção, pois compreende o maior conjunto de traços da identidade das pessoas. “As cirurgias de face e nariz são as mais estudadas pelos cirurgiões plásticos, por serem as mais difíceis. Há muito para ser discutido”, afirma Zulmar Accioli, professor do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFSC e presidente do evento e da SBCP-SC.

 

Os convidados internacionais são o doutor em medicina Steven Dayan, referência em rinoplastia nos Estados Unidos, e a PhD Lina El Kassar, que virá da França para proferir conferência sobre os estudos com células-tronco. “Ela vem desmistificar e mostrar que há muitas esperanças, mas ainda estamos engatinhando no assunto. Muito do que se vê na mídia não é verdade”, adverte Accioli.

 

Do exterior, também estão inscritos profissionais de diversos países latino-americanos, que acompanharão colegas brasileiros como ouvintes e ainda na apresentação de trabalhos científicos. Vinte e oito cirurgiões plásticos abordarão conclusões empíricas inéditas sobre os mais diversos aspectos da especialidade. São novidades na maneira de operar e no uso de recursos que aprimoram ou facilitam a atividade do cirurgião, oferecendo benefícios maiores para o paciente. Conforme Accioli, “só há trabalhos científicos na Jornada Sul-Brasileira e no Congresso Brasileiro, por isso a importância do evento”. Neste ano, foi instituída uma premiação em dinheiro para os melhores trabalhos nas modalidades cirurgia estética e cirurgia reparadora.

 

O Encontro dos Residentes do Cone Sul é outro ponto da programação realizado apenas neste evento, que a cada três anos ocorre num dos estados do Sul, em sistema de rodízio. Médicos-residentes em cirurgia plástica, atuantes em hospitais e clínicas de territórios que compõem o bloco, também relatarão suas experiências.

 

A SBCP ainda prestará homenagem a dois cirurgiões pela contribuição dada ao desenvolvimento da atividade no Estado e no País: João Francisco do Valle Pereira, diretor científico da regional catarinense, e Níveo Steffen, do Rio Grande do Sul, diretor-geral do Departamento de Eventos Científicos da entidade nacional. Além deles, Farid Hakme, do Rio de Janeiro, ganha reconhecimento da categoria como presidente de honra da Jornada.

 

Mais informações: (48) 3721-8058, 9972-0991 ou www.sbcp-sc.org.br.

Fonte: Marcos Reichardt Cardoso/ Jornalista

Tags: cirurgia plástica