Comitiva da FURB visita a UFSC

16/02/2012 14:31

Comitiva da FURB visita a UFSC

O Reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado, o procurador César Augusto Wolff, Dilson Tomio, diretor da FURBTV e FURBFM e Michel Imme Sabbagh, assessor de imprensa foram recebidos nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, pelo reitor em exercício Carlos Alberto Justo da Silva para falarem sobre comunicação pública e uma aproximação entre as procuradorias. Moacir Loth, diretor da Agência de Comunicação, esteve também presente à reunião.

Como a FURB era uma universidade cuja  política de comunicação estava voltada prioritariamente para o marketing e, que tem a necessidade de adequar esta política. Para isto querem a ajuda da experiência exitosa da Agência de Comunicação da UFSC.

A FURB tem uma TV aberta e dois canais de TV a cabo. Não tem jornal impresso e investe na parte de mídia digital: site, redes de relacionamento, entre outros. A  programação da rádio é basicamente musical. Quanto à TV, estão tentando retomar o jornal diário. A FURB não tem curso de Jornalismo, só de Publicidade.

Moacir Loth falou que a política pública de comunicação da UFSC vem sendo consolidada desde 1987, tendo sido implantada após um diagnóstico das demandas da região.

Ao falar sobre a TV UFSC, o reitor Carlos Alberto explicou que “temos o canal universitário da NET e fazíamos parte do grupo gestor da TV Cultura, que com uma dívida de R$600 mil estava fora do ar há muito tempo”. Lembrou das negociações com a TV Brasil que assumiu a concessão (outorga) da TVCultura e também a dívida, mas a UFSC é quem será a operadora, isto é vai gerar e produzir conteúdo. A TV Brasil passa a custear pessoal, recursos para manutenção, viabilizando a TV Cultura e ajudando com bolsas para estudantes que vão trabalhar simultaneamente para o canal universitário.

Carlos Alberto enfatizou que o grupo da TV UFSC está sendo fortalecido com a entrada do pessoal da convergência digital em saúde, já que a universidade é coordenadora das mídias do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital (INCoD). Há a previsão de compra de um transmissor digital, no valor de R$ 600 mil, para trabalhar com televisão digital aberta. O objetivo é que se possa fazer marcação de consultas por celular e usar os recursos digitais para a área da saúde. Assim, com uma só mesa os grupos da TV Universitária e TV Cultura podem trabalhar.

O reitor em exercício esclareceu também que está sendo pleiteada uma rádio FM para a universidade, antiga demanda do curso de Jornalismo, mas que há dificuldades de conseguir uma banda para Florianópolis.

Voltando ao tema da política de comunicação, ficou acertado que o diretor da Agecom vai ajudar na implantação da nova política de comunicação da FURB, levando o conhecimento da UFSC que tem uma posição consolidada em rankings de divulgação, nas visitações ao site e nas mídias sociais como o Twitter com mais de 15 mil seguidores.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

Fotos : Wagner Behr/Agecom

Tags: comitiva da FURB visita UFSCpolítica pública de comunicação