UFSC participa do Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe nesta sexta-feira, 2 de dezembro, o Curso Sem Barreiras para lembrar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência. As discussões serão sobre empregabilidade (educação e trabalho) de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As ministrantes são Daniela Polzer e Márcia Marolo, da Secretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do município de São Paulo.
O curso acontece das 13h30min às 18h, na Sala de Conselhos da Reitoria, e terá transmissão simultânea para Brusque (UNIFEBE), Chapecó (UNOESC), Criciúma, Joinville, Rio Negrinho (ACIRNE) e São Miguel do Oeste pelo link http://server.stream.ufsc.br/conselho. O curso é gratuito e serão emitidos certificados somente para as pessoas que participarem presencialmente.
“Nosso objetivo é superar barreiras, construir uma mudança cultural”, diz Denise de Siqueira, que é uma das organizadoras do Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em Florianópolis. A UFSC também vai fornecer equipamentos adaptados para os eventos que acontecem no domingo, 4 de dezembro, no Trapiche da Beira Mar Norte. A partir das 13h, serão realizadas atividades culturais e de vivência com interação da comunidade, entre elas basquete sobre rodas, futebol para cegos, que encerram com o show da banda Sociedade Soul, a partir das 17 horas.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. No dia 4, a linha 134 Beira-Mar da Transol terá todos os seus horários com ônibus adaptados para cadeirantes.
Mais informações com Denise pelo telefone (48) 8422-6657, pelo e-mail cursosembarreirasfpolis@gmail.com ou pelo site http://pcdacessoeempregoemsantacatarina.blogspot.com.
Por Rafaela Blacutt / Bolsista de Jornalismo na Agecom