Alunos da graduação colaboram com avaliação institucional
Como nos semestres anteriores, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da UFSC, realizará a terceira edição da Avaliação Discente entre os dias 10 e 19 de fevereiro de 2012, relativa ao segundo semestre deste ano, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Todos os alunos da universidade, incluindo os novos campi, devem participar do processo que é online e sigiloso. A avaliação é composta por 51 perguntas: as 13 primeiras correspondem ao desempenho docente. Depois são feitas, nesta ordem: cinco sobre apoio extraclasse (monitoria); cinco sobre espaço físico e estrutura universitária; dez sobre espaço físico e estrutura universitária (em relação aos laboratórios, se for o caso); sete referentes às unidades de apoio (BU); e 11 questões sobre o próprio desempenho e expectativas do aluno (autoavaliação). Ao final há um espaço para o estudante deixar seus comentários sobre o curso, professores etc.
O procedimento não é obrigatório, mas são colocadas situações em que o aluno, para obter alguns dados no Sistema de Controle Acadêmico (CAGR), será obrigado a fazê-lo. “Infelizmente, os estudantes ainda não se deram conta da importância dessa avaliação”, diz Bernadete Limongi, diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e Avaliação/PREG. Os resultados anteriores estão sendo discutidos e analisados pelos colegiados de cursos e departamentos de ensino.
As respostas e os comentários feitos pelos alunos são encaminhados, sem identificação, aos diversos setores/unidades da universidade, para que sejam tomadas as devidas medidas.
Os dados adquiridos nas duas edições anteriores (2010.2 e 2011.1) estão disponíveis em www.preg.ufsc.br, no link DPA – Avaliação Discente.
Mais informações com Bernadete Limongi, diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e Avaliação/PREG, pelo email bernadetelimongi@yahoo.com.br.
Por Rafaela Blacutt / Bolsista de Jornalismo na Agecom