Palestra e lançamento de livro integram programação do Café Intercom UFSC 2011
Acontece na próxima quarta, 23/11, o Café Intercom UFSC 2011. O evento contará com palestra da professora Elizabeth Bastos Duarte, da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e o lançamento do livro Pesquisa em Telejornalismo: resultados e experiências. O Café Intercom UFSC 2011 tem início às 18h30, no auditório da Biblioteca Universitária.
A palestra
Elizabeth Duarte trará para o evento o debate a respeito dos telejornais nacionais e locais sob o ponto de vista do gênero e do tom. A professora é pós-doutora em Televisão pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Pesquisadora IC do CNPq, é professora permanente do PPGCom da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na qual pesquisa Televisão, atuando na intersecção entre semiótica e teorias da comunicação no Grupo de Pesquisa Comunicação Televisual (COMTV) o qual divide a liderança com Maria Lilia Dias de Castro. A professora é também Coordenadora da Coleção Estudos sobre o Audiovisual, da Editora Sulina (RS) pela qual já foram publicados onze livros que reúnem autores nacionais e internacionais de referência nos estudos sobre televisão e imagem audiovisual.
O livro
Pesquisa em Telejornalismo: resultados e experiências é a obra que será lançada após a palestra. O livro, da Editora Universidade Feevale, reúne artigos de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele) voltados à observação e a análise da mídia televisiva.
São sete capítulos, distribuídos em 138 páginas, organizados pela jornalista e professora da UFSC Cárlida Emerim. O GIPTele foi criado por Cárlida, em 2009 e é constituído por pesquisadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, de diferentes instituições de ensino superior. Assinam a publicação Fabiana Piccinin (UNISC/ RS), Paula Puhl (UFEEVALE/RS), Michele Negrini (UFPEL/RS), Miro Bacin e Roberta Roos (Unipampa/ RS) e os professores da UFSC, Antonio Brasil e Cárlida Emerim, cujos textos discutem metodologias de análise, estudos de caso, acessibilidade e novas tecnologias no telejornalismo brasileiro e regional. O livro apresenta os resultados das pesquisas empreendidas pelo Grupo entre 2009 e 2010.
O prefácio é assinado pelo professor Flávio Porcello, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador da Rede Internacional de Pesquisadores em Telejornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
O evento
O Café Intercom UFSC é coordenado pelos professores do curso de Jornalismo Antonio Brasil e Cárlida Emerim. É promovido pelo Mestrado em Jornalismo (POSJor) e pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele), e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Mais informações: giptele@gmail.com; carlidaufsc@gmail.com; antonibrasil@gmail.com