“Jornalismo em Debate” disponível no site da Rádio Ponto
Com o título “A violência contra o jornalista e os riscos da profissão”, a edição que foi ao ar na última terça-feira, 22, já se encontra disponível no site da Rádio Ponto UFSC em www.radio.ufsc.br . Esta edição contou com a participação do professor Francisco Karam, da Universidade Federal de Santa Catarina, do repórter Diogo Vargas, do Diário Catarinense, Hermínio Nunes, repórter fotográfico, Valmor Fritsche, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, e Guilherme Póvoas, assessor de imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
“Jornalismo em Debate” é um programa quinzenal produzido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com a orientação da professora Valci Zuculoto e com mediação do professor Áureo Moraes. A atividade faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da UFSC e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Desde a estreia, em abril, já foram produzidos programas que debateram temas como coberturas de internacional, corrupção no futebol, da crise econômica mundial, homofobia, produção científica, entre outros.
Conheça os participantes desta edição de debates sobre “A violência contra o jornalista e os riscos da profissão”:
Francisco Karam: jornalista, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, e professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1984. É autor dos livros “Jornalismo, Ética e Liberdade” e ”A Ética Jornalística e o Interesse Público”, publicados pela Summus Editorial. Também é um dos professores responsáveis pelo projeto de extensão Observatório da Ética Jornalística – objETHOS.
Diogo Vargas: jornalista formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Atua como repórter desde 1997. Em Santa Catarina, já passou por A Notícia, em Joinville, e no AN Capital, em Florianópolis. Atualmente é repórter especial do Diário Catarinense. Já foi finalista do Prêmio Esso, e ganhou o Prêmio Unimed 2008, com a reportagem “Prisioneiros do Crack”.
Hermínio Nunes: fotojornalista que já trabalhou em diversas redações de SC e atualmente está na Eletrobras/Eletrosul, é conselheiro Apijor – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais, e diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Valmor Fritsche: jornalista formado pela UFSC, trabalhou no Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e outros veículos do estado. É presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Guilherme Póvoas: assessor de imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.
Por Mariane Ventura / acadêmica Jornalismo – UFSC