Canoas e bruxas mostram a cultura da Ilha de Santa Catarina nas estreias da semana da TV UFSC
O documentário “Enxó da Ribeira”, que estreia nesse sábado, 22/10, às 22h, na TV UFSC, no programa Cinema Catarinense, acompanha a construção de uma canoa em Florianópolis. Mas não é uma embarcação qualquer: é feita pelo mestre artesão Paterniano Ernesto Alves, o “Seu Terninho”, com anos de experiência nesse tipo de tarefa, que é convidado a esculpir uma nova para aproveitar uma árvore que tombou em um vendaval.
Típico da mata Atlântica, o garapuvu é é considerado por Seu Terninho o melhor tipo de madeira para o trabalho. “Enxó da Ribeira” é dirigido por Francis Silvy e apresentado pelo museólogo e professor Gelci José Coelho, o Peninha. Junto com o processo de construção, somos apresentados a detalhes e nuances da cultura local. Os horários alternativos são às 14h e meia-noite de domingo, 23/10.
A cultura da Ilha de Santa Catarina também é explorada em “O Balanço Bruxólico”, na estreia da semana do Primeiro Plano. É a história, baseada em um conto do folclorista Franklin Cascaes, sobre uma bruxa que causa o caos em uma pequena comunidade rural após ser avistada por um agricultor. Um corajoso visitante tenta enfrentá-la, mas sucumbe a seus poderes.
O curta-metragem foi dirigido por João Pedro Cardoso e Aurino Manoel dos Santos Neto como trabalho de conclusão do curso de Design de Animação, com trilha sonora de Lucas Gabriel Diniz e Vinicius Sobieski. Estreia quarta-feira, 26/10, às 22h, com os horários alternativos quinta-feira (27) à meia-noite e sexta-feira (28) às 22h.
A Sessão de Cinema apresenta outro dos primeiros trabalhos de Alfred Hitchcock. Realizado em 1932, “Ricos e Estranhos” mostra o que acontece quando um casal de classe média, que vive um cotidiano entediante nos subúrbios de Londres, recebe uma herança inesperada e milionária, parte para uma viagem de navio e começa a se comportar como os ricos.
O filme destaca-se pela sequência inicial, que retrata de modo implacável o dia a dia das pessoas, como uma massa amorfa sem identidade. Outro detalhe interessante é a estética. Fazia apenas cinco anos que o som chegara aos filmes, então “Ricos e Estranhos” ainda carrega características do cinema mudo, como a maquiagem pesada, a interpretação exagerada e as legendas, apesar de já ser sonorizado. Estreia terça, 25/10, às 21h, com os horários alternativos de quarta-feira (26) à meia-noite e sexta-feira (28) às 14h.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis e veja a programação completa no site www.tv.ufsc.br/grade. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.