UFSC implanta método para informar sobre segurança do trabalho
O Serviço de Segurança do Trabalho (SEST/UFSC) inicia dia 3 de outubro o método “Diálogo Diário de Segurança” (DDS) com o objetivo de informar estudantes e servidores da UFSC sobre a prevenção de acidentes, incêndios, procedimentos em laboratórios onde há risco biológico, entre outros assuntos relacionados à saúde. A metodologia consiste em visitas com duração entre 10 a 15 minutos, que devem ser solicitadas pelo setor que tiver interesse. Dois engenheiros e cinco técnicos em segurança do trabalho vão estar disponíveis para atender e prestar o serviço.
A iniciativa começou em agosto do ano passado, quando os funcionários do SEST sentiram a necessidade de informar à comunidade universitária sobre as devidas precauções e divulgar o trabalho desenvolvido dentro da UFSC. Luciano Farias, chefe do setor de segurança do trabalho, diz que as pessoas muitas vezes não sabem como proceder ou quem procurar quando ocorre um acidente. “O nosso trabalho é de beija-flor, onde for solicitado o serviço nós vamos com as informações. Com a implantação do DDS, os princípios básicos de segurança, meio ambiente e saúde vão poder ser disseminados em toda a organização”, complementa Farias.
O SEST está localizado no andar térreo da Biblioteca Universitária próximo ao laboratório de informática, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados em agendar uma visita devem entrar em contato através do endereço eletrônico sest@reitoria.ufsc.br ou pelo telefone 3721-9510.
Por Dayane Ros/Bolsista de Jornalismo na Agecom