Reunião na Biblioteca Universitária discute aquisição e atualização de acervo

01/09/2011 08:17

A Comissão de Desenvolvimento de Coleções e servidores da Biblioteca Universitária (BU) reuniram-se nesta terça-feira, 30/8, para analisar os pedidos de livros feitos pelos centros de ensino para a atualização do acervo. Desde março deste ano, foram requisitados 9.891 exemplares de 1.815 títulos diferentes, buscando atender a exigência do Ministério da Educação (MEC) de um exemplar para cada oito alunos da disciplina. A reunião tratou também de assuntos como acessibilidade e a políticas de aproximação da biblioteca com a comunidade acadêmica.

No final de junho, a BU recebeu R$ 522 mil reais para a compra de livros e para atender a demanda de nove dos 11 centros de ensino da UFSC – até a reunião, o Centro de Desportos (CDS) e o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) não enviaram pedidos. A Biblioteca Universitária, a Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação (BSCA) e os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville também estão na lista.

Durante o encontro  foi destacada a importância da atualização da bibliografia básica e do encaminhamento dos pedidos pelos docentes. “Muitos professores ainda preferem depositar o seu material em ‘xerox’ e, mais recentemente, no moodle, então queremos que os professores retomem a ideia do livro texto e de que o caminho da informação científica é via biblioteca”, disse a Diretora da BU Narcisa Amboni.

A Comissão de Desenvolvimento de Coleções foi criada em 2008 para auxiliar a BU na atualização do acervo, baseando-se nas bibliografias básicas das disciplinas. A equipe é composta por um professor de cada centro de ensino da UFSC, além de quatro servidores da Biblioteca Universitária, um representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Mais detalhes sobre a reunião você poderá conferir na edição de BU Informa da próxima quinta-feira, dia 8 de setembro.

Por Lucas Inácio / Bolsista de Jornalismo da Biblioteca Universitária / lucasinacio.jor@gmail.com

Tags: Biblioteca Universitária