Imagem e Memória é tema do IV Colóquio de História e Arte

23/09/2011 11:13

Acontece no período de 27 a 29 de setembro o IV Colóquio de História e Arte, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, dentro da Linha de Pesquisa de Políticas da Escrita, da Imagem e da Memória. A temática do evento é Imagem e Memória e as atividades serão realizadas no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Estão programadas conferências, apresentações de trabalhos, mesas redondas e programação cultural. Na terça-feira, 27, a partir de 9h30min, serão apresentados trabalhos de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC relacionados com História e Imagem.  No mesmo dia, às 19h, haverá a conferência inaugural com o professor José Emíllio Burucúa, da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), Argentina, com o título “Apariciones y eclipses del mito de Ulises en la civilización latinoamericana”.

A conferência de encerramento, na quinta-feira, 29, às 19h, será ministrada pela professora Jeanne Marie Gagnebin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  O tema é “O que é a Imagem Dialética?”.

A primeira edição do Colóquio, em 2008, tratou do tema “Trânsitos da modernidade”. A segunda edição, em 2009, abordou “Imagens da América Latina” e a terceira, em 2010, “Movimentos Artísticos e Correntes Intelectuais”.

Para essa quarta edição, a estimativa geral é de que o evento consiga reunir tanto pesquisadores internacionais, nacionais e locais que refletem sobre a história da arte, quanto pós-graduandos e iniciantes no universo da pesquisa que atuem em áreas de conhecimento como a História, Literatura, Arquitetura, Filosofia, Antropologia e Ciências Sociais.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição no primeiro dia do evento. Não será cobrada taxa de inscrição. Para emissão do certificado de participação é obrigatória a presença em 75% da programação.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-8212, pelo endereço   http://www.labharte.ufsc.br/index.html ou pelo e-mail labharte@cfh.ufsc.br

Por Carolina Lisboa / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: Colóquio de História e Arte