Cinema, Chá & Cultura exibe “A Casa de Chá do Luar de Agosto” nesta sexta

25/08/2011 15:42

Inaugurando as atividades do segundo semestre, a sessão do Cinema, Chá & Cultura ocorre no dia 26 de agosto (sexta-feira), às 19h, e exibe o filme “A Casa de Chá do Luar de Agosto” (The Teahouse of the August Moon), de 1956, uma comédia dirigida por Daniel Mann. O encontro é gratuito e aberto ao público.

A Casa de Chá do Luar de Agosto

Logo após a Segunda Guerra Mundial, capitão Fisby (Glenn Ford) é enviado ao interior do Japão para ensinar democracia à população. O primeiro passo seria construir uma escola, mas os alunos tentam persuadir o militar Fisby a fim de construir algo muito mais importante: uma casa de chá. Marlon Brando atua no filme no papel de Sakini, um intérprete japonês.

A mediadora neste encontro é Maria Cecília de Miranda N. Coelho, que é mestre em Filosofia (USP), doutora em Letras Clássicas (USP, com estágio de doutoramento na Brown University), pós-doutora pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (FALE-UFMG). Pesquisadora nas áreas de retórica e filosofia gregas, e também recepção da literatura grega no cinema, é uma das organizadoras do livro Cinema – lanterna mágica da história e da mitologia (EdUFSC, 2009). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Filosofia da UFMG e Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias e cinematográficas da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Daniel Serravalle (UFSC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Serviço

A Casa de Chá do Luar de Agosto (The Teahouse of the August Moon

Cinema, Chá & Cultura

Data: 26/08

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC – R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis

Evento gratuito e aberto ao público

Mais informações:

Fundação Cultural BADESC – 3224-8846, fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa de Florianópolis

R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696,

recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

Tags: Chá & Culturacinema