Oliver Grau ministra palestra na UFSC sobre arte virtual

03/08/2011 09:01

O pesquisador e professor alemão Oliver Grau, da Universidade do Danúbio, em Krems, Áustria, ministra a palestra “Arquivando e historiando a Media Art” nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, às 15h, no auditório Henrique Fontes,  Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. O evento antecede o V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Florianópolis.Oliver Grau vai abordar em sua palestra o fato de a arte digital raramente ser arquivada e preservada por museus e ter com isso prejudicado seu entendimento dentro da história da cultura visual. Em seguida, o pesquisador vai lançar o livro “Arte virtual: da ilusão à imersão”, publicado pela UNESP/SENAC, em 2007.  A obra apresenta uma visão histórica da arte virtual, desde a antiguidade clássica até os dias de hoje.

A palestra, uma promoção conjunta da ABCiber, UDESC e UFSC, será aberta ao público e terá transmissão ao vivo pela internet no endereço http://www.simposio2011.abciber.org/.

Sobre Oliver Grau

Formado em História da Arte e Teoria das Mídias, é professor e diretor do Departamento de Ciência da Imagem na Universidade do Danúbio em Krems, Áustria. Os estudos e trabalho de Oliver Grau concentram-se em ciência da imagem, modernidade e arte midiática, além de cultura do século XIX e arte italiana renascentista. Desde 2005 gerencia a base de dados da Coleção de Gravuras do Mosteiro Beneditino de Göttweig, a maior coleção particular de gravuras da Áustria, que conta com 30 mil obras, de Albrecht Dürer a Gustav Klimt.

Mais informações http://www.simposio2011.abciber.org/.

Tags: ABCiberarte digitalmedia artOliver GraupalestraUFSC