UFSC fortalece Núcleo de Estudos da Terceira Idade com comitê assessor

13/06/2011 16:47

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), que funciona desde 1982 na Universidade Federal de Santa Catarina, formaliza nesta segunda-feira, 13 de junho, às 17h, a posse de sua nova coordenadora e a implantação de um comitê assessor. Doutora em Enfermagem pela UFSC, enfermeira do Hospital Universitário, onde auxiliou o desenvolvimento do Programa de Acompanhante Hospitalar para Pacientes Geriátricos, além de segunda vice-presidente da Sociedade Brasileira de Gerontologia, a enfermeira Jordelina Schier assume a coordenação do Neti.

Pela primeira vez o Núcleo, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC, contará com um comitê assessor para auxiliar no desenvolvimento de seu projeto pedagógico. A professora Ângela Maria Alvarez, doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC, ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Seção Santa Catarina) e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Regional Santa Catarina), desde 2005coordenadora do Neti, permanece colaborando com a iniciativa como integrante do comitê assessor. O novo órgão também será oficializado na segunda-feira.

Neste semestre o Neti está com quase 40 turmas em funcionamento e mais de 700 vagas ocupadas por pessoas com 50 anos ou mais anos. Uma de suas ações é o Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, que qualifica idosos para atuarem como voluntários nas comunidades da Grande Florianópolis. Desde 1991, mais de 800 alunos se capacitaram para multiplicar os conhecimentos no campo da gerontologia em creches, asilos, projetos sociais mantidos pelo Estado e prefeituras.

Mais informações: www.neti.ufsc.br / neti@neti.ufsc.br  / 3721-9445

Saiba Mais:

Composição do Comitê Assessor do NETI:

– Jordelina Schier / Coordenadora do NETI;
–  Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin/  Departamento Estudos Especializados em Educação/Centro de Educação
– Vera Regina de Aquino Vieira / Departamento Literatura e Línguas Estrangeiras/Centro de Comunicação e Expressão
– Leilane Mendonça Z. Rosa/ Departamento de Direito/Centro de Ciências Jurídicas
–  Angela Maria Alvarez /Departamento de Enfermagem/Centro de Ciências da Saúde
–  Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva / Professora NETI aposentada da UFSC;
–  Mônica Joesting Siedler /Professora NETI/ Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)
– Maria Cecília Antonia Godstfriedt – Professora NETI/ Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)
– Eddy Frantov – Representante do Centro Estudantil do NETI

Objetivos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade:

– Ampliar e sistematizar o conhecimento da gerontologia;
– Formar recursos humanos nos diversos níveis;
– Manter atividades interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão;
– Divulgar e desenvolver ações institucionais e interinstitucionais;
– Assessorar entidades na organização de programas de valorização do idoso;
– Oferecer subsídios para uma política de resgate do papel do idoso na sociedade brasileira.
– Realizar treinamentos, palestras e consultorias na área gerontológica.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: NETI