Eventos esportivos são destaque no último dia do Congresso de TV Digital
O I Congresso de Televisão Digital do Mercosul encerrou na manhã desta quarta-feira, dia 29, a sua programação. Neste último dia de evento, três palestrantes apresentaram suas experiências em relação à nova tecnologia e também sobre as oportunidades de geração de riqueza do Brasil por sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo: Copa (2014) e Olimpíadas (2016).
Depois de uma introdução do professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, Tarcísio Vanzin, que retratou aspectos importantes estudados nos programas como hipermídia, foi a vez de Marco Antônio Munhoz da Silva fazer a sua apresentação onde abordou de forma detalhada o Projeto “TV Digital Social”, desenvolvido pela Dataprev – INSS, na qual é colaborador desde 1989. O projeto tem como objetivo disponibilizar serviços públicos interativos para os brasileiros através do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, contribuindo para o processo de inclusão digital. O programa permite, por exemplo, que o cidadão marque o atendimento em uma agência do INSS pelo televisor, sem precisar sair de casa para realizar o agendamento. O intuito é que até 2014, ano da Copa, cerca de 100 milhões de brasileiros tenham acesso à TV Digital e possam fazer uso de recursos como interatividade, multiprogramação e mobilidade.
Para falar sobre o Instituto Nacional de Convergência Digital (INCoD) o convidado foi Mathias Weber que ressaltou que convergência é um fenômeno que integra comunicação, entretenimento e computação. Ele apresentou ainda projetos desenvolvidos no INCoD e lembrou que há um conjunto de grupos que pesquisam e desenvolvem produtos e processos convergentes e são parceiros do Instituto como a UFSC, Univali, Unifesp, Fiocruz e TV UFSC.
A terceira e última palestra foi a do professor Eduardo Costa, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que enfatizou o importante momento do Brasil para a criação de ideias inovadoras, principalmente pelo fato do país ser sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Eventos que, segundo o professor, oferecem um campo de possibilidades enorme já que o mundo estará de olho na nação brasileira. A estimativa é que 3,3 bilhões de pessoas, ou metade da população do planeta, assistam ao menos a um jogo da Copa daqui a três anos. Com uma audiência tão significativa, a televisão é um instrumento para a geração de lucros e para a construção de uma imagem positiva do país e para isso deve contar com uma eficiente e estratégica produção de conteúdo.
O I Congresso de Televisão Digital do Mercosul foi promovido pelo projeto TVD Sambaqui – Grupo de Pesquisa em TV Digital do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e em seus três dias de programação teve como tema: Criando, Gerindo e Disseminando Conteúdos e Serviços em TVD. Todas as atividades foram exibidas na TV LED e estão disponíveis no endereço tvled.egc.ufsc.br/biblioteca.
Por Claudia Xavier/ Jornalista LED/UFSC
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