Novos scanners auxiliam alunos e professores na BU

12/04/2011 16:26

Equipamento permite digitalizar livros e publicações - Foto: Lucas Inácio/BU

Já estão em funcionamento os três Scanners Planetários adquiridos pela Biblioteca Universitária (BU). Os equipamentos estão instalados no prédio central sendo dois no piso superior e um no Serviço de Periódicos, no térreo.

A partir de uma câmera de alta resolução, o scanner permite digitalizar livros e publicações de forma rápida e prática, evitando assim a emissão de raios ultravioletas que comprometem a preservação de documentos. Para digitalizar um documento, o usuário posiciona o livro na máquina e fotografa a página selecionada em dois segundos.

Para seguir as leis de direitos autorais e atender as cinco mil pessoas que frequentam a BU, o limite de tempo de uso é de dois minutos. Os arquivos no formato PDF podem ser enviados por e-mail ou armazenados via USB. O serviço é gratuito.

Mais informações: 3721-9310 /3721-9603

Por Lucas Inácio/Bolsista de Jornalismo da Biblioteca Universitária