DIVULGA UFSC – 21/05/2018 – Edição 1066

21/05/2018 10:15

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 21/05/2018 – Edição 1066

Pesquisadores divulgam dados sobre vitimização e sentimento de insegurança na UFSC

Pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas (NIPP/UFSC), revelaram os resultados de pesquisa sobre vitimização e sentimento de insegurança em alunos da universidade, durante o ‘Seminário Internacional Pesquisas de Vitimização e Sentimento de Insegurança’. A palestra ocorreu na tarde desta sexta, 18 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Continue a leitura»».

Professores da UFSC falam sobre ‘Física Quântica’ e ‘Café’ em evento de divulgação científica

O Pint of Science 2018, evento internacional destinado à divulgação científica em bares e restaurantes, ocorreu pela segunda vez em Florianópolis, com a participação de professores da UFSC.Débora Peres Menezes, falou sobre a Física Quântica e Rui Prediger abordou o impacto do café na saúde. Continue a leitura»». Leia também: Professor da UFSC fala sobre busca por vidas fora da terra durante o ‘Pint of Science’.

Seminário de Administração e Economia prorroga prazo para submissão de trabalhos

O 3º Seminário de Pesquisa e Pós-graduação em Ciências da Administração e Socioeconômicas (SPPG) prorrogou até quarta-feira, 23 de maio, o prazo para submissão de trabalhos. Pesquisadores de qualquer instituição de ensino superior podem enviar seus trabalhos científicos. As submissões podem ser feitas pela internet. O seminário será realizado de 4 a 6 de setembro em Florianópolis. Continue a leitura»».

UFSC conquista 15 medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018

Em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos Universitários, os estudantes da UFSC conquistaram quinze medalhas: cinco de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. A universidade ficou com a primeira colocação feminina no atletismo e a quarta colocação geral entre as 196 instituições de ensino participantes. Os jogos ocorreram entre os dias 9 e 12 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Continue a leitura»».

‘Brasil adotou a política do esquecimento’, afirma presidente de Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos

Presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) vítimas da Ditadura Militar (1964-1985), a procuradora do Ministério Público Federal Eugênia Gonzaga esteve na UFSC dia 14 de maio, quando fez uma palestra na cerimônia de apresentação do Relatório Final da Comissão Memória e Verdade da UFSC (CMV-UFSC). Continue a leitura»».

Projeto ‘Eu defendo meu enfermeiro’ conscientiza sobre o papel do profissional

Conscientizar, reconhecer e legitimar o enfermeiro como um ator fundamental no atendimento básico de saúde foram os principais objetivos que levaram os estudantes do curso de Enfermagem da UFSC a produzirem a campanha ‘Eu defendo meu enfermeiro’. Em depoimentos coletados ano passado nos Centros de Saúde dos bairros Alto Ribeirão, Armação e Tapera, usuários do Sistema Único de Saúde relatam a importância dos enfermeiros nas unidades de saúde. Continue a leitura»».

Excelência: conceito dos cursos da UFSC de Arquivologia e de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Neste mês de maio, Arquivologia, do Centro de Ciências da Educação (CED), e Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), foram os dois cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Da estrutura analisada (que envolve a acadêmica e a administrativa) – instalações físicas, corpo docente, projeto pedagógico, grade curricular, produção científica, bibliografia e biblioteca – alcançaram a nota máxima 5, conceito de excelência. Continue a leitura»».

Secretaria de Arte e Cultura da UFSC divulga resultado preliminar da Bolsa ProCultura

A Secretaria de Arte e Cultura da UFSC (SecArte) divulga o resultado preliminar da seleção do Edital 002/2018 – Bolsa ProCultura. O resultado está disponível aqui. Recursos devem ser entregues na SeCArte até às 17h do dia 21 de maio de 2018. O Procultura contempla o total de 11 projetos, sendo os três primeiros na categoria de R$10.000,00; os oito primeiros na categoria de R$5.000,00. Mais informações na página da SeCArte.

Mosaico confeccionado por servidores é doado à UFSC

Ao adentrar pela porta do Gabinete da Reitoria o visitante irá se deparar com uma tela que retrata o Mercado Público de Florianópolis. O mosaico ‘Querido Mercadão: entre-cores da união cultural’, obra dos servidores Ademir Gerco dos Santos e Elizabete Nunes Duarte, foi doado em cerimônia realizada na sexta-feira, 18 de maio. Continue a leitura»».

Cineclube Sessão de Arte faz exibição comentada do filme ‘Matrix’

O Cineclube Sessão de Arte: Cinema de Arte na UFSC retoma suas atividades em 2018 no dia 22 de maio, com a exibição comentada do filme ‘Matrix’. As exibições ocorrem quinzenalmente, às 14h30, na Sala de projeção do Departamento de Artes, no Prédio D/CCE, Sala 108, no 1º andar. Mais informações.

Cineclube Rogério Sganzerla apresenta ‘Ralé’

O Cineclube Rogério Sganzerla exibe nesta terça-feira, o filme ‘Ralé’, de Helena Sganzerla. O evento acontece às 19h, no Auditório Henrique Fontes, no bloco B do CCE. Mais informações.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina