Mosaico confeccionado por servidores é doado à UFSC. Peça está no Gabinete da Reitoria

18/05/2018 12:07

Ao adentrar pela porta do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o visitante irá se deparar com uma tela que retrata o Mercado Público de Florianópolis. A cerimônia de descerramento do mosaico ‘Querido Mercadão: entre-cores da união cultural’, obra dos servidores Ademir Gerco dos Santos e Elizabete Nunes Duarte, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18 de maio.

As cores amarelo e verde são preponderantes no desenho do mercado, sendo que o azul do céu é um traço forte na obra. Criado durante o curso de ‘Preparação para Aposentadoria: Oficina de Mosaico II – Arte em Tela’, o mosaico exigiu de Ademir e Elizabete uma dedicação de 50 horas, utilizando como matéria-prima azulejos de cerâmica cortadas em tamanhos aproximados de 10×10 milímetros cada.

O trabalho iniciou com cada um dos artistas responsáveis por uma torre, cada qual em uma das extremidades da tela. Para que, ao chegarem ao centro a obra estivesse alinhada, Ademir e Bete aproximaram ao máximo os seus estilos de corte. A união dos esforços é alinhadíssima, deixando imperceptível aos olhos dos apreciadores que ali há a junção dos trabalho de dois artistas.

Para eles, afixar o mosaico no Gabinete da Reitoria da UFSC representa o reconhecimento do trabalho pela universidade. “Fizemos com carinho e amor, me sinto orgulhosa, pois ao terminar a minha trajetória na UFSC saberei que terei um registro que nos valoriza e reconhece dentro da universidade”, diz Bete. Ademir enaltece que “isso nos motiva a fazer mais, vamos continuar trabalhando em conjunto e o projeto futuro é confeccionar uma mesa”.

Uma placa acompanha o mosaico e diz o seguinte:

‘O querido remete ao manezinho, ao jeito carinhoso de falar…

Entre-cores, pois tem o amarelo, o verde… as cores que

‘ligam’, ‘unem’ as diferentes culturas que o ambiente do

Mercado Público proporciona.’

Autores da obra

O mosaico é dedicado em memória do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Durante uma visita à oficina, ministrada pelo servidor Oscar Ávila Neto, sugeriu que o Gabinete fosse o local de afixação do mosaico. “Na época do curso o professor Cancellier esteve lá e a pró-reitora Carla Burigo (Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas) apresentou o trabalho que seria doado à UFSC. Ela disse: ‘Onde vamos colocar?’ e Cancellier sugeriu um local visível. Quando ele disse que seria o Gabinete, achamos que estava brincando”, contam os artistas.

Para o reitor pro tempore eleito da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, esse é um momento fundamental de homenagem a alguém que viu a importância da arte dentro da universidade. “A UFSC é diversidade, é arte, é cultura, é conhecimento nas mais variadas formas. Esse trabalho mostra que temos mais capacidades do que imaginamos. Através do curso de capacitação, os servidores podem conhecer novas técnicas e descobrir em si uma manifestação artística muitas vezes escondida. É preciso trabalhar para despertar o artista que todos nós somos”.

A vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann reforçou a arte como expressão de valor a fatos e situações que estão a nossa volta. “A UFSC é, também, um espaço de cultura e arte e por meio dela revivemos o sentimento de pertença. Nesse mosaico valorizamos a cultura da cidade e o talento potencial dos nossos servidores”.

Carla Burigo enalteceu a emoção do momento que resultou em uma obra feita a quatro mãos. “É um trabalho conjunto, coletivo, envolvendo arte e sentimentos realizado durante um curso avançado de capacitação ministrado aos servidores da UFSC”.

Mais

Os cursos de capacitação destinados aos servidores da UFSC são promovidos e divulgados pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoas, vinculada ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Prodegesp.

O curso de mosaico é ministrado aos servidores que se encontram, no máximo, 60 meses da aposentadoria. Entretanto, estão disponíveis diversos outros cursos que pode ser feitos tanto na modalidade presencial como à distância. Verifique a programação de cursos acessando o Portal da Capacitação da UFSC. Atualmente 11 cursos estão com inscrições abertas.

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

Ítalo Padilha / Agecom / UFSC