16ª Sepex: maior mostra científica do estado inicia-se nesta quinta

18/10/2017 12:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, entre os dias 19 a 21 de outubro de 2017, a maior mostra científica do estado: a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Desde 2009, o evento ocorre na terceira semana de outubro, concomitante com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a Sepex possui uma variada programação com projetos desenvolvidos na UFSC. Serão aproximadamente 150 estandes nas áreas de Comunicação, Cultura, Educação, Tecnologia, Ambiente, Trabalho, Direito, Saúde, entre outras.

A mostra, entretanto, vai muito além do debate científico e acadêmico, com atrações artísticas e culturais para todas as idades. As atividades da Sepex são gratuitas e os estandes podem ser visitados das 9h às 19h, nos dias 19 e 20, e das 9h às 12h, no último dia, 21. O caráter democrático, tanto em temas, quanto em formatos e públicos, é característico do evento desde a sua concepção.

A primeira Sepex ocorreu em novembro de 2000, no âmbito das comemorações dos 40 anos da UFSC. A partir de 2007, passou a ser realizada todos os anos, englobando feiras de livros, exibições artísticas e culturais, minicursos, debates e outras atividades.

Para a 16ª edição, estima-se a participação de 50 mil visitantes, muitos deles estudantes do ensino fundamental e médio de diversos municípios. As escolas podem visitar a Sepex a partir de parceria com a própria universidade, que fornece ônibus para o transporte dos estudantes.

Montagem da Sepex 2017. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

A visitação aos estandes é concentrada em um único pavilhão. Todos são distribuídos em aproximadamente três mil metros quadrados, em uma área coberta especialmente montada para abrigar o evento no coração do campus sede: a Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, no bairro Trindade, em Florianópolis. Os estandes, como nas edições anteriores, são agrupados por área de conhecimento, para facilitar a circulação das pessoas, conforme seus interesses.

Além da visitação aos estandes, serão ofertados 154 minicursos que serão realizados em diversos locais: salas de aula, auditórios, salas de Grupos ou Núcleos de Pesquisa, conforme a especificidade de cada atividade. Com isso, o ensino, a pesquisa e a extensão da UFSC se espalham pelo campus Florianópolis, em uma infinidade de alternativas.

Programação artística e cultural

Todos as anos, o palco da Sepex traz inúmeras apresentações artístico-culturais. Confira aqui a programação para este ano.

Cobertura do evento

Dentre os estandes, um em especial apresentará ao público a cobertura do evento: o da Agência de Comunicação (Agecom) e TV UFSC.  Os órgãos oficiais de imprensa da UFSC desenvolverão suas atividades em espaço próprio no pavilhão da Sepex. Além da cobertura in loco, será possível aos visitantes acompanhar as informações em tempo real. A maior novidade deste ano fica por conta da cobertura ao vivo via redes sociais. O objetivo é aproximar a comunidade interna e externa e prestigiar o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina.

Serviço:

O quê: 16ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex)

Quando: de 19 a 21 de outubro de 2017

Onde: Pavilhão da Sepex, Praça da Cidadania (campus Florianópolis, bairro Trindade)

Quanto: gratuito

Inscrição para participação em minicursos: http://sg.sepex.ufsc.br – até 21 de outubro

Mais informações: sepex.ufsc.br

sepex@contato.ufsc.br

Gabriel Martins/Equipe Agecom/UFSC

Tags: pesquisa e extensãoSemana de EnsinosepexUFSC