Projeto de extensão ensina manobras de reanimação cardiopulmonar à população

25/08/2017 08:10

O projeto de extensão “Situações de emergência clínica e de trauma: ensinando condutas práticas” irá apoiar o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. O evento será realizado no Shopping Itaguaçu no dia 26 de agosto (sábado), das 10h às 22h, com o objetivo de difundir conhecimentos em Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Os interessados irão receber treinamento individual em RCP para adultos, crianças e no uso de desfibrilador automático externo.

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar consiste em um evento social, gratuito e sem fins lucrativos, inédito em Florianópolis, e ocorre com apoio de acadêmicos de Enfermagem da UFSC que atuam na Liga Acadêmica de Enfermagem Pré-Hospitalar e Emergências (Laepe/SC). “Quanto mais pessoas souberem, independente se são profissionais de saúde ou não, mais vidas poderão ser salvas”, explica a professora da UFSC Keyla Cristiane do Nascimento, uma das idealizadoras e organizadoras do evento.

Segundo a Diretriz Brasileira de Ressuscitação Cardiopulmonar da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lançada em 2013, “o maior desafio, sobretudo no Brasil, é ampliar o acesso ao ensino de RCP, estabelecer processos para a melhora contínua de sua qualidade, além de minimizar o tempo entre a RCP e a aplicação do primeiro choque pelo desfibrilador automático. Portanto, as ações realizadas durante os minutos iniciais de atendimento a uma emergência são críticas em relação à sobrevivência da vítima”.

Dia da RCP

Para o evento está programado monitores (alunos e docentes do curso de graduação em enfermagem e profissionais da área da saúde) ensinando e orientando as manobras de reanimação cardiopulmonar em manequins de uso exclusivo para treinamentos de RCP (quatro manequins adultos e um manequim pediátrico). No local também serão expostos cartazes do tipo banners.  Os objetivos, diz Keyla, são “demonstrar e ensinar à população manobras importantes de reanimação cardiopulmonar, diminuir a mortalidade atual das vítimas de parada cardiorrespiratória e divulgar a importância desse conhecimento para salvar uma vida”.

O evento contará com enfermeiros e acadêmicos de Enfermagem, devidamente treinados nas habilidades exigidas, que irão repassar aos visitantes os protocolos referentes a cada assunto abordado (RCP adulto, pediátrico e uso do desfibrilador automático externo).

A abordagem será individual e cada participante será treinado entre cinco e dez minutos por um dos monitores. Após o treinamento, cada participante receberá um folder com várias dicas em primeiros socorros, além dos protocolos recém-aprendidos.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-3425.

Tags: Dia Nacional da Reanimação CardiopulmonarenfermagemRCPReanimação CardiopulmonarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina