Professora da UFSC vence competição internacional com vídeo sobre habilidades culinárias de estudantes universitários

22/06/2017 14:29

Os quatro vencedores do Imagine-PanGea 2017. Foto: Divulgação

Um vídeo que apresenta parte do estudo desenvolvido na tese de doutorado de Greyce Luci Bernardo, professora do Departamento de Nutrição e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição, da UFSC, ficou entre os três melhores na classificação geral do concurso Imagine-PanGea.

O Projeto Imagine, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), La Red de popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP) e African Gong, organizou a primeira competição de comunicação científica multilinguística e multicultural, que teve como foco os públicos da América Latina, Caribe e África.

A competição Imagine-PanGea teve por objetivo buscar a aproximação entre os pesquisadores e as populações vulneráveis de diferentes países em desenvolvimento, por meio da divulgação da ciência. Para participar, os candidatos deveriam gravar um vídeo, de até 3 minutos, explicando sobre sua pesquisa em uma linguagem que pudesse ser compreendida por todos.

Concorreram 57 candidatos de diferentes países avaliados por um júri internacional. O melhor de cada continente e os três melhores da classificação geral receberão o certificado de Comunicador Científico de Excelência e terão seus vídeos traduzidos para mais de dez idiomas e divulgados nas redes que apoiam o concurso.

A tese intitulada “Programa de intervenção sobre habilidades culinárias: adaptação, aplicação e avaliação do impacto nas práticas alimentares de estudantes universitários no Brasil” será defendida dia 7 de julho, a partir das 14h, no Laboratório de Ensino à Distância da UFSC.

O projeto é coordenado pela professora Rossana Pacheco da Costa Proença, orientadora da tese, e está inserido no Núcleo de Pesquisas de Nutrição em Produção de Refeições (Nuppre). Conta ainda com a parceria da professora Margaret Condrasky, da Clemson University, Carolina do Sul – Estados Unidos, local no qual a doutoranda realizou seu estágio de doutorado sanduíche com bolsa da Capes.

Tags: Departamento de Nutrição da UFSCGreyce Luci Bernardohabilidades culinárias de estudantes universitáriosImagine-PanGeaProjeto ImagineUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina