Eventos do projeto Mais Ciência integram agentes de inovação

24/11/2016 09:02

Três eventos científicos voltados às instituições de pesquisa, indústria e governo que pretendem analisar os gargalos da inovação aberta e da P&D no Brasil e no mundo foram abertos na quarta-feira, 23 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis,

Os congressos são promovidos pelo projeto Mais Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Reitor participou da abertura dos eventos. Foto: Divulgação

Na abertura oficial dos eventos, o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, salientou a relevância do projeto Mais Ciência como forma de proporcionar um amplo e atualizado debate sobre aspectos jurídicos relacionados à inovação tecnológica. “Quando discutimos o aprimoramento do sistema normativo brasileiro, estamos contribuindo para que a Administração Pública possa atuar com segurança jurídica diante dos novos desafios apresentados pelo avanço da tecnologia”, destacou Cancellier.

O presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Luiz Otávio Pimentel, sublinhou que a propriedade industrial é fundamental para garantir retorno dos esforços para gerar inovações tecnológicas. “A inovação aberta precisa integrar agentes de inovação”, acrescentou Pimentel.

Nos dias 24 e 25 serão realizados, simultaneamente, o III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas; o IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável; e o Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento.

Os eventos integram o projeto Mais Ciência, da Fundação José Arthur Boiteux (Funjab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A organização é da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (INPI), UFSC, MDIC; coorganização Fortec e Rede NIT-NE, e apoio Capes, FIESC, MCTIC, Governo Federal.

O IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável vai analisar a inovação aberta para alcançar eficiência energética num sistema de inovação climática e de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste evento é discutir sobre os desafios da inovação aberta e tendências nos contratos, nas suas cláusulas, os efeitos e problemas.

A primeira edição do Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento visa debater os problemas e possíveis soluções para o marco regulatório da inovação aberta.

O III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas analisará a inovação aberta na indústria de alimentos e de bebidas.

Mais informações no site.

Tags: CiênciaMais CiênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina