Grupo de teatro da Ilha do Pico, dos Açores, realiza atividades na UFSC

06/10/2016 13:21

O Grupo de Teatro Mensagem, da Ilha do Pico no Açores, irá realizar apresentações de teatro e contação de histórias em Florianópolis, São Francisco do Sul e Bombinhas. A iniciativa é do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) e tem promoção da UFSC e do governo de Açores.

A programação, que conta com a peça Derivados da Salsicha, do dramaturgo polonês Slwomir Mrozeck, contação de histórias e palestras, vai de 13 a 17 de outubro.

Teatro

Derivados da Salsicha é um espetáculo baseado na obra do dramaturgo polaco Slwomir Mrozeck, focado no seu texto Em Alto Mar (1961). Duas mulheres e um homem tentam sobreviver numa jangada em alto mar.

Cada um deles tem a capacidade de revelar a humanidade em todas as suas fragilidades, espelhando as maiores fraquezas da raça humana refletindo acerca da própria desumanização.

Repleto de humor, encontramos uma alegoria ao Arquipélago dos Açores, e mais propriamente à identidade insular açoriana retratando o querer partir e ter de ficar na condição de ilhéu. Cartaz_Teatro_DERIVADOS DA SALSICHA

O grupo

O Grupo de Teatro Mensagem foi criado em 2006 na Vila de São Roque do Pico, na Ilha do Pico (Açores em Portugal). Já conta com mais de 40 atuações em todo o arquipélago Açoriano e Portugal continental.

Pela primeira vez chegam ao Brasil, através da Direção Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores, trazendo mais mensagens de cultura açoriana nas vozes do elenco formado por Ruben Ferreira, Tânia Gomes e Susana Moura.

Contação de Histórias

A Contação de Histórias é direcionada para as crianças e baseada na obra A viagem do Baguinho Simão, história infantil escrita e imaginada por Susana Moura e ilustrada por Fábio Vieira.

O conto foi criado para falar e divulgar as paisagens das vinhas da Ilha do Pico. Hoje as Paisagens das vinhas da Ilha do Pico, nos Açores, são Patrimônio Mundial tombado pela Unesco.

A viagem do Baguinho Simão é um conto infantil baseado nos  principais fenômenos geológicos da Ilha do Pico e da História dos Açores, que foram permitindo o surgimento desta paisagem natural e humana – única em todo o mundo: paisagem da cultura do vinho e da vinha da Ilha do Pico.

Segundo Susana Moura, “o nosso grande objetivo passava por criar um universo imaginário para a infância, mas que em simultâneo conseguisse apaixonar os leitores de todas as idades. Pretendíamos enaltecer o fato da grande parte desta paisagem ter sido feita pela mão humana e daí ter surgido uma fusão única entre o povo açoriano e a paisagem vulcânica”.

Palestras

A palestra de Susana Moura é direcionada para o público adulto, onde paralelamente faz uma apresentação científica e narrativa da paisagem protegida da vinha e do vinho da Ilha do Pico. Em Florianópolis, a palestra será proferida para alunos do curso de Guia de Turismo do IFSC. Alem de falar da paisagem protegida das Vinhas, abordará  também, os aspectos turísticos da Ilha do Pico. Já na Cidade de Bombinhas, a fala será para o empresariado da hotelaria e gastronomia.

Teatro

O quê: Derivados da Salsicha, de Slwomir Mrozeck

Onde: Teatro da UFSC

Quando: 15 de outubro, às 20h30

Quanto: entrada gratuita

Contação de Histórias

O quê: A viagem do Baguinho Simão
Onde: Projeto Assistencial da SEEDE (Monte Verde – dia 14, 13h30), Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (dia 13, 11h e 15h), Colégio Herondina (Ingleses – dia 17, 11h e 13h30 ) e Colégio de Aplicação da UFSC (dia 13, 14h).

Quando: 13, 14 e 17 de outubro

O quê: Palestra sobre a Ilha do Pico

Onde: IFSC Turismo, Campus Continente – Florianópolis

Data: 14 de outubro, às 20 horas

Mais informações pelo telefone (48) 3721-8605.

Tags: AçoresNEANúcleo de Estudos Açorianos (NEA)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina