4º Fórum do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis será realizado na UFSC em setembro

29/08/2016 11:53

O IV Fórum do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis será realizado nos dias 5 e 6 de setembro no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento, aberto ao público,  destina-se a todos os profissionais da área da Educação, especialmente os vinculados à rede municipal de ensino. Entidades integrantes do sistema municipal e representantes das entidades dos diversos segmentos da sociedade com interesse na educação participarão do evento. A professora do Centro de Ciências da Educação (CED), Jane Bittencourt, representa a Universidade no Conselho Municipal de Educação.

Refletir sobre as transformações sociais contemporâneas e as implicações na prática pedagógica escolar, viabilizar a interlocução e o fortalecimento do diálogo entre Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação e os profissionais de educação e possibilitar o aperfeiçoamento das instituições educativas são objetivos do encontro.

Confira a programação:

5/9/2016 (segunda-feira)

17h – Credenciamento e coquetel

18h – Apresentação Cultural – Coro: “Vozes do Divino”

19h – Solenidade de abertura

20h as 21h - Conferência de abertura: “As Funções Sociais da Escola na Contemporaneidade: Principais Desafios”

Conferencista: Vânio César Seemann /Mestrando em Educação/UDESC

6/9/2016 (terça–feira)

8h – Recepção/Café

9h as 12h - Mesas Temáticas

a) Desafios da Docência Diante dos Conflitos Sociais Contemporâneos

Palestrante: Prof.Dr. Jéferson Silveira Dantas e Profa. Dra. Julice Dias

Coordenadores/Conselheiros: Janete O. da Silva e Rosimar O. Pagliosa

b) Cotidiano Escolar: Desafios e Perspectivas

Palestrantes: Diretores da Educação Infantil/Ensino Fundamental/EJA da Rede Municipal e Escolas Particulares.

Coordenadores/Conselheiros:

José Fernandes Costa e Angela R. Kirchner

c) Conselhos e Instituições Educativas: Diálogos Possíveis

Palestrantes: Profa. Ma. Ieda Nogueira e Profa. Ma. Judite da Silva Mattos

Coordenadores/Conselheiros:

Jane Bittencourt e João Marcelo Vieira

d) Diretrizes Curriculares Municipais e os Desafios das Funções Sociais da Escola

Palestrantes: Profa. Dra. Angela M. Scalabrin Coutinho

Prof. Dr. Jaison Bassani

Coordenadores/Conselheiros: Claudia Cristina Zanela e Maria de Jesus Lucena B. Conte

12h – Intervalo para almoço

14h as 15h – Sistematização dos temas