Agenda Cultural: Volmir Cordeiro apresenta ‘Inês’ e oficina ‘Festa de Pobre’

15/06/2015 17:18

O projeto Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções] apresenta o espetáculo Inês e a oficina Festa de Pobre com o coreógrafo Volmir Cordeiro. O Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, é o palco de Inês, nesta quarta-feira, às 20 horas; a oficina será realizada na Sala Espaço1 do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na quinta-feira, dia 18 de junho, entre 14h e 18h, seguida de conversa aberta mediada pela atriz, diretora, dramaturga e performer Daiane Dordete.

A oficina tem o limite de 20 participantes, e a inscrição é feita pelo e-mail tubodeensaiofpolis@gmail.com.

Catarinense nascido em Concórdia e morando atualmente em Paris, o intérprete e coreógrafo Volmir Cordeiro traz Inês pela primeira vez ao estado, o seu segundo solo de dança que estreou em 2014 e conquistou a imprensa internacional pelo seu refinado repertório com gênese no imaginário da marginalidade.

Fruto de uma tese de doutorado, a investigação artística de Inês se construiu em torno de quatro momentos distintos de residência e apresentação do processo de trabalho, que estreou no Festival Act´Oral em Marseille, em setembro de 2014 e circulou pela França e Portugal. Cordeiro tem em sua trajetória a assinatura de Alejandro Ahmed (Cena 11 Cia. de Dança), Lia Rodrigues (RJ), Xavier Le Roy (FR), entre outros. Agora, faz uma curta temporada no Brasil, em São Paulo e Cuiabá, além de Florianópolis.

 

Oficina Festa de Pobre

Ao adotar as práticas coreográficas desenvolvidas para as criações dos solos Céu (2012) e Inês (2014), a oficina valoriza a imaginação como mecanismo de intensificação dos afetos e de invenção do movimento dançante. A memória de gestos intoleráveis ou condenados à marginalidade social, bem como presenças diretas ou figuras escolhidas como representantes de um universo específico (anônimos, por exemplo), são tratados como mote criador. O trabalho físico e imaginário conecta-se a um tipo de realidade determinada pelo dançarino que, através da sua carga afetiva, busca a construção da figura exemplar do real convocado. Para o processo, relações entre palavra, sentir, imagem e figura tentam permear sensações, projeção, simulação e ficção de mundos disparates.

 

O projeto

As ações Tubo de Ensaio 2015 – uma parceria entre o Centro de Desportos (CDS) da UFSC e o CEART da UDESC, coordenada pelas professoras Vera Torres (UFSC), Jussara Xavier (UDESC) e Sandra Meyer (UDESC) – organizam-se a partir do ato de compor, apoiando interseções entre as artes e as diversas áreas de conhecimento, e, ainda, propondo intervenções artísticas em que artistas e pesquisadores atuem em parceria, compartilhando e problematizando procedimentos de composição, que pressupõe modos de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar e arranjar. A ideia é fazer/pensar dinâmicas da composição na arte contemporânea em seus aspectos cognitivos, éticos, poéticos e políticos.

 

Serviço

O quê: espetáculo Inês.

Quando: 17 de junho, 20h.

Onde: teatro Pedro Ivo, Rodovia SC-401, Km 5, 4600, Saco Grande, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Classificação indicativa: livre.

 

O quê: oficina Festa de Pobre

Quando: 18 de junho, entre 14h e 18h

Onde: sala Espaço 1 do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Vagas: 20.

Inscrições: tubodeensaiofpolis@gmail.com.

Mais informações na página do projeto.

4 TUBO (baixa) (3)

Tags: CDSTubo de EnsaioUFSC