Peça de García Lorca no Teatro da UFSC neste fim de semana
O Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe neste fim de semana a peça “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim”, como parte do evento “Calourada”. A peça, de Federico García Lorca, foi montada pelo grupo Elefants Núcleo de Arte, do curso de Artes Cênicas da UFSC. As apresentações serão nos dias 13, 14 e 15 de setembro, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pelo e-mail elefants.art@gmail.com ou (48) 9928-7333.
Há oitenta anos, em 1933, “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim” estreava em Madri, obra originalmente escrita em 1928. Neste mesmo ano de 1933, um sucesso maior de Garcia Lorca também estreava em Buenos Aires, “Bodas de Sangue”. Diante das imensas possibilidades que abarcam a obra de Lorca, surge a inevitável questão: Por que montar um texto “menor” (como é tido por muitos) do renomado escritor, poeta e dramaturgo espanhol?
O Elefants Núcleo de Arte responde a tal pergunta com o argumento de que este texto não é menos relevante, mas sim se trata de uma obra prima do autor, deslembrada em solo brasileiro. A peça foi – e é – muito encenada na Europa e instiga debates relativos a valores arraigados em nosso imaginário, tais como o não aprofundamento nas relações, o culto exacerbado ao corpo e à beleza física e a efemeridade dos compromissos amorosos, em uma perspicaz discussão da condição humana.
Dom Perlimplim, velho aristocrata tímido e completo desconhecedor do mundo das mulheres, é levado por sua governanta Marcolfa a casar-se com Belisa, belíssima e leviana jovem que, por interesse e influência de sua mãe, aceita o enlace. Inteiramente apaixonado, entretanto incapaz de consumar o casamento, D. Perlimplim arquiteta um plano que irá revelar ao público um final surpreendente. Tudo isso ocorre dentro de uma atmosfera de mistério, em que realidades distintas convergem e levam o espectador ora a um mundo de magia, ora à realidade nua e crua.
Com figurinos suntuosos, músicas magníficas e cenário surpreendente, a montagem promete admirar as plateias florianopolitanas, arrebanhar o público pouco adaptado a frequentar o teatro na cidade e mostrar uma estética e um cuidado até então desconhecidos do público local.
O Elefants Núcleo de Arte é um grupo artístico que vem desenvolvendo-se nos últimos quatro anos no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, e que se concretiza profissionalmente ao mesmo tempo em que “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” nasce. O grupo, além de peças teatrais, oferece oficinas de teatro, concepção e confecção de figurino e cenário, esquetes e pequenas peças para serem apresentadas em eventos e festas infantis ou adultos e pretende ser um celeiro de atores e uma referência para a cena artística da cidade de Florianópolis.
“Assisti e gostei bastante. Vi um trabalho com direção de atores, trabalho corporal claro e em boa parte preciso. O figurino merece prêmio e o cenário é bem funcional. Investiria numa variedade vocal mais sutil no último ato. Espero que lotem o teatro!”
Stephan Baumgartel, coordenador da Pós-Graduação do Curso de Artes Cênicas da Udesc.
Ficha Técnica
Direção Geral – Márcio Cabral
Elenco:
Dom Perlimplim – Lorenzo Lombardi
Belisa – Angélica Mahfuz
Marcolfa – João Gabriel David
Mãe de Belisa – Thais Kniss
Duendes – Guilherme Freitas e Thiago Santana
Concepção do Cenário; Concepção e Confecção dos Figurinos; Concepção do Som – Márcio Cabral
Assistente de Direção – Guilherme Freitas
Assistente de Produção e Operação de Som – Jéssica Schütze
Iluminação – Gabriel Goedert
Cenotécnico – Guilherme Rosário
Tradução do Texto – Elefants Núcleo de arte
Fotografia – Larissa Nowak
Realização – Elefants Núcleo de arte
Patrocínio – UFSC
Apoio: DALI-UFSC; Secult-UFSC; DAC-UFSC; La Bottega della Pizza; Carol Ferrari Flamenco; Patrícia Benedet Studio de Beleza
Serviço
O quê: Espetáculo teatral “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” de Federico Garcia Lorca.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), em frente à Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.
Quando: 13, 14 e 15 de setembro, às 20 horas.
Quanto: Entrada franca, reservar ingresso pelo email elefants.art@gmail.com.