Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação firma parceria com universidade francesa

03/07/2013 16:57

Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação (LabrinCA).
Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

O Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação (LabrinCA), projeto de extensão da UFSC inaugurado há dez anos, firmou parceria com a Université Paris 13, na França. A criadora do projeto, Leila Lira Peters, viajará, em setembro deste ano, à capital francesa e passará um ano realizando estudos sobre a inserção de jogos eletrônicos na brinquedoteca. A pesquisadora conta que a intenção é acompanhar a modernização das brincadeiras com jogos educativos, alternativos aos tradicionais, e oficinas de criação de jogos eletrônicos.

O LabrinCA, localizado ao lado da biblioteca do Colégio, começou a ser planejado em 2000. O desenvolvimento do espaço contou com a participação de professores e alunos de diversos cursos, como Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Biblioteconomia e Arquitetura.

O objetivo é resgatar as brincadeiras populares, promover a aprendizagem por meio de atividades lúdicas no ambiente escolar, desenvolver nas crianças habilidades sociais e, ao mesmo tempo, produzir conhecimento sobre o assunto para aqueles que trabalham e pesquisam sobre o local.

Em 2006, o Laboratório passou por reformas, foi ampliado e recebeu novos brinquedos e móveis reciclados, como puffs estofados com tampas de garrafas e estantes de papelão e em madeira. Dessa forma, pôde atender melhor os alunos do Colégio, desde a primeira infância até o ensino médio, e as crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).

Agendamento de visitas

A comunidade também pode visitar a brinquedoteca mediante agendamento de horários pelo e-mail: labrinca@yahoo.com.br.

Mais informações: http://ca.ufsc.br/labrinca/ ou labrinca@yahoo.com.br.

Fernanda Costa / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
fernandarvcosta@gmail.com

Tags: Colégio de AplicaçãoLaboratório de BrinquedosLeila Lira PetersNDIUFSCUniversité Paris 13