Greve dos servidores da saúde congestiona HU
Nesta quarta-feira, 24 de outubro, o Hospital Universitário teve um aumento na demanda por atendimento da população, em função da greve dos servidores da saúde na região de Florianópolis. A greve não acontece no HU, mas o hospital está sendo impactado pelo grande fluxo de pessoas que buscam atendimento e esperam muitas horas em filas. Pacientes com problemas de especialidades que não são atendidas no HU, como fraturas e traumatismo, ficam aguardando na emergência para o acolhimento e classificação de risco para depois descobrir que precisam se dirigir a outros hospitais.
Em relação à maternidade do HU, o atendimento é também problemático, pois a estrutura física encontra-se em obras com redução de leitos. Os leitos existentes estão lotados, assim como a unidade de UTI neonatal.
Para minimizar esses problemas e para melhor informar a população, a direção do HU buscou esclarecimento com os demais hospitais em greve, que informaram que continuam prestando atendimento de emergência. As gestantes em trabalho de parto podem procurar esses serviços. Atendimentos específicos, como fraturas e traumatismos, devem ser encaminhados para os hospitais especializados, como o Hospital Celso Ramos.
A greve começou no dia 23 de outubro e atinge o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Regional de São José, o Hospital Governador Celso Ramos e a Maternidade Carmela Dutra. Segundo informações obtidas junto aos hospitais, somente os casos de emergência estão sendo atendidos.
A direção do Hospital Universitário conta com o apoio das direções dos demais hospitais para esclarecer amplamente que suas instituições continuam prestando o atendimento de emergência, para que a população da região não seja prejudicada.
Fonte: Hospital Universitário/UFSC
Mais informações:
Hospital Universitário – UFSC: (48) 3721-9100
Hospital Regional de São José: ( 48) 3271-9000
Maternidade Carmela Dutra: (48) 3251-7500
Hospital Infantil Joana de Gusmão: (48) 3251-9000
Hospital Governador Celso Ramos: (48) 3251-7000