Reitoria garante recursos para bolsas PIBITI

25/09/2012 18:26

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Roselane Neckel autorizou a liberação de recursos para pagamento das 13 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, cortadas pelo CNPq, as quais os pesquisadores contemplados já foram informados pela Coordenadoria de Fomento e Apoio à Pesquisa. Como a UFSC recebeu este ano apenas 32 das 45 bolsas previstas, 13 pesquisadores aprovados pelo Comitê de Avaliadores que tinham indicado bolsistas e entregue o Termo de Compromisso ficaram sem receber a quota de bolsa aprovada. “A liberação dos recursos foi uma decisão estratégica, sobretudo porque permite que nossos alunos possam atuar junto a importantes e reconhecidos grupos de pesquisa de nossa universidade”, destaca Roselane.

O pró-reitor de Pesquisa em exercício, professor Elias Machado, e a diretora do Departamento de Inovação Tecnológica, professora Rozângela Pedrosa, reuniram-se na semana passada com as reitoras para discutir a questão e solicitar o aumento da contrapartida da UFSC. Após o parecer favorável, o pedido foi encaminhado à Proplan que aprovou a demanda nesta segunda-feira, dia 24.

Medidas

Logo que recebeu o comunicado sobre os cortes de 15 bolsas, duas na quota PIBIC e 13 na PIBITI, a Propesq entrou com recurso. O CNPq manteve a decisão e alegou que o corte tinha ocorrido porque no exercício 2011-2012 a UFSC deixou de implementar 15 bolsas, que foram repassadas para instituições que conseguiram utilizar todas as bolsas concedidas.  A partir de agora, para evitar que este tipo de situação volte a ocorrer, a Propesq cumprirá rigorosamente os prazos de indicação de bolsistas previstos nos editais do Programa PIBIC/PIBI/PIBITI. “Neste ano, por causa da greve, prorrogamos em um mês o prazo de indicação que estava programado para 6 de agosto. Quem não indicou bolsista, em cumprimento à determinação do edital, perdeu a quota que foi repassada para o próximo candidato aprovado no mérito pelo Comitê da Unidade”, explica o professor Elias Machado.

No momento, a Propesq está trabalhando para aperfeiçoar as normas de orientação do Programa PIBIC/PIBI/PIBITI/UFSC/CNPq e do PIBIC-EM (Ensino Médio). Entre os aspectos que serão modificados, está a geração do Termo de Outorga. A geração do termo e a concessão da bolsa ficarão condicionadas ao número final de quotas aprovadas pelo CNPq. Além destes pontos, serão rediscutidos os critérios para alocação de bolsas nas unidades, incluindo os novos campi de Araranguá, Joinville e a padronização dos comitês e das regras de corte em toda UFSC.  A Resolução sobre o Programa PIBIC/PIBI/PIBITI/UFSC/CNPq e do PIBIC-EM será submetida à aprovação pela Câmara de Pesquisa e pelo CUn até março de 2013.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9319, com a professora Tattiana Teixeira.

Tags: bolsasCNPqPibicPIBITIPROPESQUFSC