Encontro debate qualidade de vida e tratamentos para a pessoa ostomizada

18/07/2012 16:48

Encontro debate qualidade de vida para ostomizados/Foto Henrique Almeida/Agecom

O auditório do Hospital Universitário da UFSC recebe nesta  quinta e sexta-feiras (19 e 20 de julho) a  4ª Jornada Estadual da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada. O tema é Vivendo com a Ostomia. O encontro acontece nos períodos da manhã e tarde. Entre os palestrantes convidados estão o coloproctologista Felipe Felício, diretor do HU, e a enfermeira Daniela Mafioletti Floriano, especialista em estomaterapia. A presidente da  Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada, Candinha Marchi, falou sobre ´Qualidade de vida das pessoas ostomizadas`  nesta quinta-feira,  às 9h.

Acessibilidade, autoestima, autoimagem, experiência clínica com tecnologia moldável em ostomia complicada, complicações de estomas intestinais e urinários e causas que levam a uma urostomia serão  outros temas  abordados.

A jornada tem colaboração do Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada, atividade de extensão ligada ao Departamento de Enfermagem da UFSC, e apoio de diversas empresas que trabalham com instrumentos para a pessoa ostomizada. A ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina. As pessoas que passam por esse processo são usuários de bolsa coletora  que exige cuidados especiais.

Mais informações com a presidente da Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada, Candinha Marchi, (48) 9608-4628 / (48) 3223-7316

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: Associação Catarinense da Pessoa OstomizadaHUostomiaUFSC