UFSC e Universidade de Weingarten estudam convênio para Colégio de Aplicação e NDI

21/03/2012 17:15

Participantes conversam sobre o convênio entre as duas universidades, que na graduação existe há seis anos

A UFSC recebeu no dia 16 de março a visita da delegação da Universidade de Educação Weingarten (Pädagogische Hochschule Weingarten), da Alemanha, formada pelo reitor Werner Knapp, pelo chefe do Escritório Internacional, Winfried Abt, e pela professora de psicologia, a brasileira Márcia Schillinger. O objetivo da visita é estudar um convênio para possibilitar a vinda de alunos alemães da área educacional que queiram fazer seu estágio no Colégio de Aplicação (CA) e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). A programação envolveu uma audiência na Reitoria, a visita ao CA e ao NDI.

A cooperação entre a UFSC e Weingarten existe há seis anos e até o momento envolve a graduação: todos os anos dois estudantes brasileiros vão à Alemanha e dois estudantes de lá vêm a Florianópolis, para uma temporada de um ano. A reitora em exercício e Pró-reitora de Ensino de Graduação, Yara Maria Rauh Müller, recebeu a delegação e ressaltou a importância do contato entre as duas instituições. O professor Knapp espera que os convênios existentes entre a UFSC e Weingarten avancem. Sua universidade tem grande interesse em expandir os convênios e ele está contente em ter esta oportunidade no Brasil.

O diretor do Colégio de Aplicação, Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra, disse que convênios internacionais são importantes para a educação básica. “Já fizemos um convênio com o México e esperamos que nosso segundo seja com Weingarten”, disse. A professora Marise Koerich conta que o Colégio de Aplicação está preparado: o CA foi uma das 100 escolas brasileiras a receber do Instituto Goethe e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) equipamentos e materiais didáticos para o ensino do idioma.

Professora Yara Maria Rauh Müller, com o reitor Werner Knapp, a professora Márcia Schillinger e o chefe do Escritório Internacional, Winfried Abt

Na parte da tarde, a delegação conheceu as estruturas do Colégio de Aplicação e visitou o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Nas duas instituições, as conversas foram produtivas. Há muito interesse tanto do CA quanto do NDI em receber os alunos alemães que queiram fazer o estágio no Brasil. Os docentes de Weingarten querem estabelecer como pré-requisito que seus alunos tenham uma fluência básica em Português. O próximo passo será a elaboração de um esboço do que foi conversado, para se chegar a uma proposta conjunta durante este ano. A ideia é que os estágios comecem de forma consistente em 2013.

Também estiveram presentes na audiência na Reitoria o diretor do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria de Relações Internacionais (Dearti/Sinter), Louis Roberto Westphal, a diretora do Centro de Ciências da Educação (CED), Vera Bazzo, e as professoras do Departamento de Metodologia de Ensino do CED, Elisabeth Trauer e Ana Regina Walther. O professor Westphal ressaltou a importância de se pensar também nos cursos extracurriculares de alemão, já que o Programa Ciência sem Fronteiras tem como meta enviar três mil estudantes brasileiros para a Alemanha em 2012, número que deve aumentar em 2013.

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.

Fotos: Wagner Behr.

Tags: Colégio de AplicaçãoNDIUFSCweingarten