Estudo propõe selo de qualidade para o turismo de Florianópolis

30/10/2013 09:22

Iniciativa que valoriza o potencial da Capital, que tem pontos turísticos como a Lagoa da Conceição, contemplou o estudo de selos já utilizado em quatro países. Foto: Olavo Moraes

Um setor que já foi líder em arrecadação na Capital ganha um grande impulso para voltar ao topo do ranking. O Projeto Selo de Qualidade em Turismo vai contribuir para a construção de referenciais para a prestação de serviços, promovendo a qualificação e o aperfeiçoamento dos profissionais dessa cadeia produtiva. Também cria parâmetros para medir e monitorar práticas de qualidade.

Desenvolvido em uma parceria entre o Laboratório de Empreendedorismo, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Secretaria Municipal de Turismo, o selo  mostra o interesse do poder público em buscar inovações na área. O turismo já foi o setor de maior arrecadação de Florianópolis e atualmente equivale a um quinto do setor de tecnologia.

“Diversas empresas de turismo atuam por conta própria, sem parâmetros que as orientem na obtenção de um desempenho mais satisfatório. O selo propõe estes parâmetros mínimos de referência para a qualidade em serviços turísticos”, explica Alexandre Meira de Vasconcelos, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

Parte do trabalho é desenvolvida a partir de sua tese de doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, com orientação do professor Álvaro Lezana. A colaboração entre UFSC e poder público municipal foi viabilizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

Validação por especialistas em turismo

De acordo com Alexandre, a construção dos referenciais de qualidade do selo tem foco na gestão de serviços, uma das áreas da Engenharia de Produção. A proposta tem suporte em uma extensa pesquisa bibliográfica sobre qualidade de serviços turísticos em publicações científicas nacionais e internacionais. Foram também estudados selos já em operação em países com grande desenvolvimento no setor, como Nova Zelândia, Espanha, Portugal e França.

A pesquisa inicial contemplou 51 quesitos de análise, que serão validados por especialistas em turismo: consultores, representantes do poder público, representantes patronais, entre outros. Depois os itens serão aplicados em uma amostra piloto de empresas do setor turístico de Florianópolis.

Vasconcelos destaca que uma das características do selo será sua versatilidade, pois poderá ser aplicado em qualquer região, sem limitações geográficas de qualquer natureza. Também poderá ser direcionado para um único ramo de atividade, como o hoteleiro ou de eventos.

“Inicialmente o projeto será direcionado a avaliar e propor alternativas para os setores de bares e restaurantes, agências de viagens, transportadoras turísticas e meios de hospedagem”, adianta o doutorando.

 Saiba Mais:

O Selo de Qualidade em Turismo propõe sete dimensões de análise e de certificação das empresas:

Requisitos compulsórios: aqueles de natureza legal ou imprescindíveis para qualquer empresa do setor;

Orientação para o mercado: a organização deve ter o cliente como foco de suas ações e a partir de suas necessidades propor os serviços mais adequados;

Destino turístico: a organização deve envolver a comunidade local, a ponto de reconhecer e promover a cultura, garantir a autenticidade das mercadorias típicas e customização para permitir uma melhor compreensão e participação por parte dos turistas em tudo que se refere ao destino turístico;

Gestão de Pessoas: a organização deve identificar e promover a qualificação das pessoas para melhorar a prestação dos serviços;

Gestão da qualidade: a qualidade dos serviços deve ser promovida, monitorada, avaliada e melhorada continuamente;

Gestão da experiência de serviços: os turistas devem viver experiências memoráveis durante a prestação do serviço e a organização deve gerenciar a forma como promove estes momentos com o turista;

Responsabilidade socioambiental: à organização cabe promover ações de sustentabilidade socioambiental, incluindo acessibilidade, princípios éticos definidos, uso eficiente de recursos naturais e de proteção ambiental.

Mais informações com Alexandre Meira de Vasconcelos pelo e-mail meira1970@gmail.com ou pelo telefone (48) 3721-7024.

Assessoria de Comunicação da Fapeu
divulga@fapeu.org.br / (48) 9983-0616

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