Último episódio da série “Realidade Brasileira” será exibido na TV UFSC neste domingo
Um dos maiores pensadores do Brasil no século XX, Celso Furtado é o destaque do último programa da série Realidade Brasileira – grandes pensadores, composta, nessa primeira fase, de outros cinco documentários (Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Caio Prado Júnior e Madre Cristina) , realizados pela Escola Nacional Florestan Fernandes e RTVE/PR e produzidos pela Fundação Darcy Ribeiro.
Furtado, nascido em Pombal, sertão da Paraíba em 1920, costumava dizer que “…a maior dificuldade está em reverter o processo de concentração de renda, o que somente será feito mediante uma grande mobilização nacional”. Seus amigos diziam que era um homem preocupado com os grandes dilemas do mundo moderno, sem nunca perder de vista a sua condição de latino-americano, brasileiro e nordestino.
No governo Juscelino Kubitschek, fundou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene -, instituição que deveria planejar e coordenar as políticas para enfrentar o drama nordestino, região considerada problema-síntese do subdesenvolvimento brasileiro. Atuou também como primeiro titular do Ministério do Planejamento do Governo João Goulart.
Foi incansável na denúncia do autoritarismo e do caráter antinacional e socialmente regressivo da ditadura brasileira, e um crítico mordaz do economicismo – a redução dos complexos problemas do mundo à esfera das trocas e da produção.
Na epígrafre do seu livro, Brasil: A Construção Interrompida, escrito no início da década de 90, ele reconhecia a adversidade dos tempos: “Resistir à visão ideológica dominante seria um gesto quixotesco, que serviria apenas para suscitar o riso da plateia, quando não o desprezo de seu silêncio…” O documentário sobre Celso Furtado vai ser exibido no domingo, às 9 da noite.
UFSC Entrevista com Paulinho Moska
Paulo Correa de Araújo, popularmente conhecido como Paulinho Moska, é cantor, compositor, músico, ator e apresentador de televisão e rádio nascido no Rio de Janeiro. Ele é o convidado da edição do UFSC Entrevista desta semana. Em Florianópolis, Moska apresentou, em agosto, um show com as músicas de seu mais recente trabalho, Muito-Pouco.
Na conversa, Paulinho Moska fala sobre sua carreira como compositor, as parcerias com artistas nacionais e de fora do Brasil, além de refletir sobre o cenário musical atual do Brasil. O Programa será reapresentado no domingo, às 8h30min da manhã e às 3 horas da tarde.
Logo após, às 10 da noite, o programa Conexão Roberto Dávila traz o ex-todo poderoso da Rede Globo de Televisão, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, homem que que chegou a ser o responsável por todas as áreas de programação da emissora.
Primeira fase da série C está chegando ao fim
Aproximando-se do final da primeira fase da Série C, os clubes vivem momentos de decisão: Vila Nova contra Madureira e Luverdense contra Sampaio Corrêa. Os dois primeiros times jogam no sábado no estádio Serra Dourada, em Goiás. Já o Luverdense e Sampaio Corrêa jogam no domingo no estádio Passo das Emas, no Mato Grosso. A cobertura começa às 18h30 com os bastidores dos jogos.
Para acompanhar a TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista aos boletins de notícias também no www.youtube.com/tvufsc.
Dayane Ros/Estagiária de Jornalismo/TV UFSC