UFSC participa de lançamento do IPDEletron em São Paulo
O diretor do Departamento de Projetos, professor Elias Machado, representará a UFSC na cerimônia de lançamento do novo IPDEletron – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação -, que será realizada nesta segunda-feira, 2 de setembro, às 19h, no Centro de Convenções WTC Sheraton (São Paulo), no âmbito do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ato contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e de lideranças acadêmicas, políticas e empresariais.
O relançamento do IPDEletron marca as comemorações do 50º aniversário de fundação da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica. “Estamos relançando o IPDEletron sob novas bases, visando intensificar o seu papel como promotor da inovação e desenvolvimento tecnológico no setor eletroeletrônico, ferramentas indispensáveis para viabilizar sua maior competitividade internacional” destaca o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, em mensagem enviada aos convidados.
“A UFSC recebeu o convite da Abinee porque desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para o Setor de Tecnologia da Comunicação e tem tradição de colaboração com a indústria eletroeletrônica. “Estamos participando ativamente dos editais do Inova Brasil e, em particular do Inova Energia em conjunto com as empresas e em parceria com o BNDES, Finep e agências reguladoras”, explica Machado. Com a reabertura do Instituto em novas bases, a Abinee tem como objetivo central transformar o IPDEletron em um fórum que reúna todos os agentes que atuam no universo da tecnologia e inovação, para que possa desempenhar um papel mais ativo como indutor da criação intelectual.
Sobre o IPDEletron (Fonte: http://www.ipdeletron.abinee.org.br/)
O IPDEletron foi criado pela Abinee para estimular a cultura da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, nas indústrias do complexo eletroeletrônico. Entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, o IPDEletron foi fundado em 25 de novembro de 2004. Dentre seus objetivos, destacam-se o levantamento periódico da demanda e da oferta tecnológica, para a realização de parcerias entre as indústrias e as universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior, a fim de aumentar a competitividade do setor eletroeletrônico.
Texto: Propesq.